Base Nacional Comum Curricular na Formação Inicial de Professores de Química: o que pensam os licenciandos

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Ms. Fernanda Welter Adams
https://orcid.org/0000-0003-4935-5198
Prof. Dr. Rafael Moreira Siqueira
https://orcid.org/0000-0002-9032-5831
Dr. Edilson Fortuna de Moradillo
https://orcid.org/0000-0001-5457-3718

Resumo

Sujeitos sociais atuantes e políticos são formados por meio de uma educação que permita a apropriação do legado histórico-social produzido pela humanidade, entretanto, o acesso a esses conhecimentos vem sendo negado/minimizado por meio de documentos como a BNCC, que influenciam também a formação de professores. Assim, problematizamos: qual o conhecimento sobre a BNCC e sobre os possíveis impactos em sua formação e na Educação Básica os licenciandos em Química na UFBA apresentam? Este artigo tem como objetivo analisar o conhecimento de Licenciandos em Química da UFBA frente à implementação da BNCC na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa tendo o questionário como instrumento de coleta de dados. Responderam 24 licenciandos que já haviam feito uma leitura/discussão do documento e citaram principalmente a sua organização em competências. Observamos a importância da discussão sobre a BNCC de forma crítica com licenciandos, levando-os a evidenciar o esvaziamento do conteúdo científico e a compreender que a formação por competências não objetiva a humanização dos sujeitos.

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Detalhes do artigo

Como Citar
ADAMS, F. W.; SIQUEIRA, R. M. .; MORADILLO, E. F. de. Base Nacional Comum Curricular na Formação Inicial de Professores de Química: o que pensam os licenciandos. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–26, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20410.065. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20410. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Caderno temático "As reformas educacionais no Ensino Superior"
Biografia do Autor

Ms. Fernanda Welter Adams, Secretaria Municipal de Educação de Catalão - GO

Tutora Presencial do Curso de Formação Pedagógica do Instituto Federal Goiás. Mestre em EducaTutora Presencial do Curso de Formação Pedagógica do Instituto Federal Goiás. Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão. Atua no Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (Neppein). Especialista em "Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada. Licenciada em Química pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão. Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Maximus.

Prof. Dr. Rafael Moreira Siqueira, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Possui graduação em Química - Licenciatura - pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Ciências, na área de Física e Química de Materiais na Universidade Federal de São João Del Rei, e Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências na Universidade Federal da Bahia. É Professor Adjunto na Universidade Federal da Bahia (UFBA), da área de Ensino de Química. Já atuou como Professor na UFRB, no qual atuou como Coordenador de Gestão do PIBID/UFRB e como vice-coordenador do Curso de Licenciatura de Química da UFRB. Membro do PEQUI - Grupo de Pesquisa, Extensão e Educação em Ensino de Química. Tem experiência em ensino de Química a nível superior (educação presencial e a distância), médio e pré-vestibular, bem como em indústria química como Químico de Desenvolvimento. Como principais áreas de pesquisa, situam-se: ensino de Química, currículo, pedagogia histórico-crítica, formação de conceitos, alfabetização e divulgação científica, formação de professores de Ciências/Química.

Dr. Edilson Fortuna de Moradillo, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Técnico em Química pela Escola Técnica Federal da Bahia. Bacharel em Química pela Universidade Federal da Bahia (1981). Especialista em Química Analítica pela UFBA. Especialista em Química pela UFBA. Licenciado em Química pela UFBA. Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/Uefs. Pós-Doutorado em Educação/UFBA, Pós-Doutorado em Educação em Ciências/Uesc, Pós-Doutorado na Faculdade de Letras, Departamento de Filosofia da Universidade de Lisboa/FLUL e Pós- Doutorado em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina/Ufsc. Atualmente é professor Titular do Instituto de Química da UFBA, da Faculdade de Educação da UFBA e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/Uefs. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Formação de Professores - UFBA, do GEPEC: Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo da UFBA e do Grupo de Pesquisa em Ensino Concreto de Ciências (ENCONCiÊNCIAS) da UFBA.

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