Base Nacional Comum Curricular na Formação Inicial de Professores de Química: o que pensam os licenciandos
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Resumo
Sujeitos sociais atuantes e políticos são formados por meio de uma educação que permita a apropriação do legado histórico-social produzido pela humanidade, entretanto, o acesso a esses conhecimentos vem sendo negado/minimizado por meio de documentos como a BNCC, que influenciam também a formação de professores. Assim, problematizamos: qual o conhecimento sobre a BNCC e sobre os possíveis impactos em sua formação e na Educação Básica os licenciandos em Química na UFBA apresentam? Este artigo tem como objetivo analisar o conhecimento de Licenciandos em Química da UFBA frente à implementação da BNCC na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa tendo o questionário como instrumento de coleta de dados. Responderam 24 licenciandos que já haviam feito uma leitura/discussão do documento e citaram principalmente a sua organização em competências. Observamos a importância da discussão sobre a BNCC de forma crítica com licenciandos, levando-os a evidenciar o esvaziamento do conteúdo científico e a compreender que a formação por competências não objetiva a humanização dos sujeitos.
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