School institutional assessment: concepts, contexts, and practice

Conteúdo do artigo principal

Dr.ª Mary Ângela Teixeira Brandalise
https://orcid.org/0000-0003-3674-5314

Resumo

A relevância dos processos avaliativos para a concretização dos fins educacionais e da escola e o reconhecimento da interdependência dos múltiplos objetos de análise da avaliação educacional e dos seus níveis de estrutura – micro, meso, macro e megassociológicos – para a efetivação de um processo avaliativo na escola são os propósitos da investigação apresentada neste texto. A pesquisa de cunho qualitativo, exploratória/bibliográfica, teve como procedimento a análise documental de livros e publicações relacionados à avaliação educacional e à avaliação de instituições escolares, numa perspectiva sociológica, com ênfase na autoavaliação da escola. O artigo está estruturado em três partes: avaliação educacional na contemporaneidade, avaliação institucional da escola, e autoavaliação da escola e desenvolvimento institucional. Nelas são discutidos alguns aportes e subsídios teóricos sobre a avaliação institucional e as possibilidades de operacionalizá-la na escola.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BRANDALISE, M. Ângela T. . School institutional assessment: concepts, contexts, and practice. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–19, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20994.042. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20994. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Traduções
Biografia do Autor

Dr.ª Mary Ângela Teixeira Brandalise, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Graduada em Licenciatura em Ciências - Habilitação Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é avaliador do basis do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, professora Sênior da Universidade Estadual de Ponta Grossa nos Programas de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências e Educação Matemática. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Politica Educacional e Avaliação - GEPPEA cadastrado no CNPQ.

Referências

AFONSO, A. Avaliar a escola e a gestão es- colar: elementos para uma reflexão crítica. In: ESTEBAN, M. T. (Org.). Escola, currí- culo e avaliação. São Paulo: Cortez, 2003.

ALAIZ, V.; GÓIS, E. GONÇALVEZ, Conceição. Auto-avaliação de escolas: pensar e praticar. Porto: Edições Asa, 2003.

BOLÍVAR, A. Como melhorar as escolas: estratégias e dinâmicas de melhoria das práticas educativas. Porto: Edições Asa, 2003.

BONNIOL, J, J.; VIAL, M. Modelos de avaliação: textos fundamentais. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

CASALI, A. Fundamentos para uma avaliação educativa. In: CAPPELLETTI, I. F. Avaliação da aprendizagem: discussão de caminhos. São Paulo: Editora Articulação Universidade/Escola, 2007.

CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

FERNANDES, M. E. A. Avaliação institu cional da escola e do sistema educacional: base teórica e con do projeto. Fortaleza: Edi- ções Demócrito Rocha, 2002.

FIGARI, G. Avaliar: que referencial? Porto: Porto Editora, 1996.

GUERRA, M. A. S. Tornar visível o quoti- diano: teoria e prática de avaliação qualitativa das escolas. Porto: Edições Asa, 2003.

LDB 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Texto na íntegra. Lei de 20 de dezembro de 1996. Editora e Gráfica Universitária – Unioste.

NÓVOA, A. (Coord.). As organizações escolares em análise. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

ROCHA, A. P. Avaliação de escolas. Lisboa: Editora Asa, 1999.