School institutional assessment: concepts, contexts, and practice

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Dr.ª Mary Ângela Teixeira Brandalise
https://orcid.org/0000-0003-3674-5314

Resumo

A relevância dos processos avaliativos para a concretização dos fins educacionais e da escola e o reconhecimento da interdependência dos múltiplos objetos de análise da avaliação educacional e dos seus níveis de estrutura – micro, meso, macro e megassociológicos – para a efetivação de um processo avaliativo na escola são os propósitos da investigação apresentada neste texto. A pesquisa de cunho qualitativo, exploratória/bibliográfica, teve como procedimento a análise documental de livros e publicações relacionados à avaliação educacional e à avaliação de instituições escolares, numa perspectiva sociológica, com ênfase na autoavaliação da escola. O artigo está estruturado em três partes: avaliação educacional na contemporaneidade, avaliação institucional da escola, e autoavaliação da escola e desenvolvimento institucional. Nelas são discutidos alguns aportes e subsídios teóricos sobre a avaliação institucional e as possibilidades de operacionalizá-la na escola.

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Como Citar
BRANDALISE, M. Ângela T. . School institutional assessment: concepts, contexts, and practice. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–19, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20994.042. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20994. Acesso em: 22 dez. 2024.
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Biografia do Autor

Dr.ª Mary Ângela Teixeira Brandalise, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Graduada em Licenciatura em Ciências - Habilitação Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é avaliador do basis do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, professora Sênior da Universidade Estadual de Ponta Grossa nos Programas de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências e Educação Matemática. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Politica Educacional e Avaliação - GEPPEA cadastrado no CNPQ.

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