Avaliação institucional da escola: conceitos, contextos e práticas - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i2.0008

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Mary Ângela Teixeira Brandalise

Resumo

A relevância dos processos avaliativos para a concretização dos fins educacionais e da escola e o reconhecimento da interdependência dos múltiplos objetos de análise da avaliação educacional e dos seus níveis de estrutura – micro, meso, macro e megassociológicos – para a efetivação de um processo avaliativo na escola são os propósitos da investigação apresentada neste texto. A pesquisa de cunho qualitativo, exploratória/bibliográfica, teve como procedimento a análise documental de livros e publicações relacionados à avaliação educacional e à avaliação de instituições escolares, numa perspectiva sociológica, com ênfase na autoavaliação da escola. O artigo está estruturado em três partes: avaliação educacional na contemporaneidade, avaliação institucional da escola, e autoavaliação da escola e desenvolvimento institucional. Nelas são discutidos alguns aportes e subsídios teóricos sobre a avaliação institucional e as possibilidades de operacionalizá-la na escola.

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Como Citar
BRANDALISE, M. Ângela T. Avaliação institucional da escola: conceitos, contextos e práticas - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i2.0008. Olhar de Professor, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 317–332, 2011. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.13i2.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3220. Acesso em: 28 jun. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo