Identidade dos docentes em formação: quem são os futuros professores de matemática?

Conteúdo do artigo principal

Beatriz Gomes Nadal
Mary Ângela Teixeira Brandalise

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada em uma universidade pública sobre o perfil dos acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática. A tematização do perfil dos professorandos em formação desencadeou uma discussão sobre a profissão docente junto a professores e alunos do Curso, contribuindo para sua reformulação e para a constituição da identidade profissional, ao mesmo tempo em que possibilitou a vivência de práticas interdisciplinares e contextualizadas de ensino e aprendizagem aos alunos das disciplinas de Estatística e Didática. A coleta de dados inicial, feita através de um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado a 241 alunos, revelou o perfil sócio-econômico educacional e cultural dos acadêmicos, bem como suas expectativas em relação ao Curso, trazendo significativas contribuições. A vivência com os alunos de princípios apregoados foi fundamental para sua aprendizagem e constituição de uma nova identidade e cultura profissional.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
322
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202627
|

Detalhes do artigo

Como Citar
NADAL, B. G.; BRANDALISE, M. Ângela T. Identidade dos docentes em formação: quem são os futuros professores de matemática?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 8, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1440. Acesso em: 9 maio. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Beatriz Gomes Nadal, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Educação e Currículo pela PUC-SP