AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

Conteúdo do artigo principal

Beatriz Gomes Nadal
Terezinha de Jesus Evangelho Leão

Resumo

O texto aborda a avaliação do ensino e da aprendizagem numa perspectiva formativa, a qual defende a idéia de que o processo avaliativo, além de possibilitar a constatação das dificuldades apresentadas pelo aluno, deve permitir e estimular uma reorientação das práticas dos sujeitos envolvidos - professor e alunos a fim de que os objetivos do ensino sejam efetivamente atingidos e a aprendizagem aconteça. Discute também sobre os elementos intervenientes na prática da avaliação formativa buscando demonstrar que o avanço em relação à avaliação está relacionado a um conjunto de fatores que extrapolam o espaço da sala de aula.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
313
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202630
|

Detalhes do artigo

Como Citar
NADAL, B. G.; LEÃO, T. de J. E. AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM. Olhar de Professor, [S. l.], v. 5, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1382. Acesso em: 10 maio. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Beatriz Gomes Nadal, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Educação e Currículo pela PUC-SP