A escola como instituição: primeiras aproximações. Doi: 10.5212/OlharProfr.v.14i1.0008

Conteúdo do artigo principal

Beatriz Gomes Nadal

Resumo

O objetivo do presente trabalho é desenvolver uma refl exão acerca do conceito de instituição escolar com base nos estudos genealógicos de instituição de René Lourau (1996). Por meio de uma revisão teórica, problematiza a relação dialética entre as dimensões universal, singular e particular que constituem as instituições e o modo como estas podem confi gurar maior ou menor dinamicidade. O artigo aponta que as instituições são construções históricas e humanas, constituídas de elementos ideológicos (ideias), econômicos (estrutura e funcionalidade) e políticos (ação humana intencional), sendo, portanto, instâncias instituintes e capazes de constituir uma realidade própria e infl uenciar a realidade social.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
2,649
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026118
|
Wikipedia
1

Detalhes do artigo

Como Citar
NADAL, B. G. A escola como instituição: primeiras aproximações. Doi: 10.5212/OlharProfr.v.14i1.0008. Olhar de Professor, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 139–150, 2012. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i1.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3437. Acesso em: 12 maio. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Beatriz Gomes Nadal, Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR

Doutora em Educação e Currículo pela PUC-SP
Fatima Aparecida Maglio Colus, Rita de Cassia Petrenas (2023)
O badalar do sino da escola de outrora: reflexões mediadas por atas pedagógicas. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, 10(23), 412.
10.55028/pdres.v10i23.16804