A escola como instituição: primeiras aproximações. Doi: 10.5212/OlharProfr.v.14i1.0008

Conteúdo do artigo principal

Beatriz Gomes Nadal

Resumo

O objetivo do presente trabalho é desenvolver uma refl exão acerca do conceito de instituição escolar com base nos estudos genealógicos de instituição de René Lourau (1996). Por meio de uma revisão teórica, problematiza a relação dialética entre as dimensões universal, singular e particular que constituem as instituições e o modo como estas podem confi gurar maior ou menor dinamicidade. O artigo aponta que as instituições são construções históricas e humanas, constituídas de elementos ideológicos (ideias), econômicos (estrutura e funcionalidade) e políticos (ação humana intencional), sendo, portanto, instâncias instituintes e capazes de constituir uma realidade própria e infl uenciar a realidade social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
NADAL, B. G. A escola como instituição: primeiras aproximações. Doi: 10.5212/OlharProfr.v.14i1.0008. Olhar de Professor, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 139–150, 2012. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i1.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3437. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Beatriz Gomes Nadal, Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR

Doutora em Educação e Currículo pela PUC-SP