A escola como instituição: primeiras aproximações. Doi: 10.5212/OlharProfr.v.14i1.0008
Contenido principal del artículo
Resumen
O objetivo do presente trabalho é desenvolver uma refl exão acerca do conceito de instituição escolar com base nos estudos genealógicos de instituição de René Lourau (1996). Por meio de uma revisão teórica, problematiza a relação dialética entre as dimensões universal, singular e particular que constituem as instituições e o modo como estas podem confi gurar maior ou menor dinamicidade. O artigo aponta que as instituições são construções históricas e humanas, constituídas de elementos ideológicos (ideias), econômicos (estrutura e funcionalidade) e políticos (ação humana intencional), sendo, portanto, instâncias instituintes e capazes de constituir uma realidade própria e infl uenciar a realidade social.
Métricas
Cargando métricas ...
Detalles del artículo
Cómo citar
NADAL, B. G. A escola como instituição: primeiras aproximações. Doi: 10.5212/OlharProfr.v.14i1.0008. Olhar de Professor, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 139–150, 2012. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i1.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3437. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos em fluxo contínuo