Gestão e Formação Contínua: práticas articuladas da organização escolar

Conteúdo do artigo principal

Beatriz Gomes Nadal

Resumo

A dinâmica da realidade social e educacional coloca cada vez mais ao professor a necessidade de uma prática pedagógica reflexiva capaz de permitir-lhe debruçar-se sobre ela a fim de compreendê-la em sua essência, captando suas contradições e limitações e, assim, transformá-la; a implementação do processo reflexivo, porém, encontra inúmeros fatores dificultadores, por conta da atual organização escolar e mesmo da cultura existente na escola. Somadas a essas dificuldades, suge também a do gerenciamento de tais processos na organização escolar através de um esquema de gestão democrática e participativa capaz de articular conflitos e dificuldades presentes na escola e assim viabilizar práticas de formação contínua para reflexão sobre o trabalho docente e a prática escolar como um todo. A implementação da gestão democrática na organização escolar passa pela participação enquanto construção conjunta de todos os sujeitos envolvidos que por sua ação consciente buscam, na problematização e discussão de suas práticas e das práticas escolares como um todo, gerirem juntos os processos educativos. A participação na gestão democrática apresenta também como demanda o saber, o conhecer que se constrói através dos processos e formação. O objetivo do presente trabalho, então, é discutir o círculo de articulação que se estabelece entre gestão escolar e formação continuada de profissionais do ensino na medida em que a efetivação da formação contínua dentro do espaço escolar pelos processos de gestão desencadeados na escola e que para tais processos se efetivem de maneira democrática, com participação, faz-se necessário aos profissionais o saber que viabiliza essa participação, saber esse que também se constrói através da formação contínua. Compreende-se, assim, a gestão e a formação contínua como práticas articuladas da organização escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
NADAL, B. G. Gestão e Formação Contínua: práticas articuladas da organização escolar. Olhar de Professor, [S. l.], v. 3, n. 3, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1703. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Beatriz Gomes Nadal, Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR

Doutora em Educação e Currículo pela PUC-SP

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.