A questão da qualidade da e na educação
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Resumo
Enquanto diretora de uma escola pública, pudemos perceber nas múltiplas relações que se estabelecem no cotidiano do trabalho escolar o quando as ações administrativas e pedagógicas, instituídas na escola, apontavam que nem sempre as atividades desenvolvidas estavam permeadas pelos princípios democráticos, e de racionalidade, eficiência e qualidade. Tais observações desencadearam uma busca incansável na tentativa de solucionar os problemas do dia a dia, dos mais simples aos mais complexos. Reflexões e questionamentos, nesse espaço educativo, especialmente quanto à forma de administração da escola, à concepção das pessoas diretamente envolvidas no processo educacional sobre a qualidade das práticas escolares e a possibilidade de estabelecer parâmetros confiáveis de qualidade aos serviços educacionais originaram o tema da presente pesquisa - qualidade na gestão da escola pública: um desafio contemporâneo. Desta forma, buscamos discurtir alternativas para a construção de um processo de gestão democrática, frente as atuais exigências da sociedade de um padrão de qualidade para a escola pública. Como a existência da qualidade pressupõe necessariamente a participação, a concepção de gestão democrática incorporando os princípios democráticos constitui um aprendizado que se processa nos procedimentos participativos do cotidiano da escola. Para viabilizar a democratização na escola tanto na estrutura organizacional como nas ações pedagógicas, a vivência dos fundamentos do modo de vida democrática é condição essencial. Nessa perspectiva, a gestão pode ser entendida como a coordenação de uma prática que possibilita a melhoria da qualidade de todo processo educacional. Podemos considerá-la também como um instrumento de transformação das práticas escolares capaz de contribuir significativamente para a formação da consciência democrática, para o aprimoramento da participação no cotidiano da escola e para a implantação de uma nova cultura na escola: a cultura democrática. O objetivo deste trabalho é aprofundar a temática da qualidade na gestão da escola pública, acreditando com isso explicitar algumas exigências impostas a educação e aos educadores pela sociedade na atualidade. A concepção de qualidade embasada no princípio democrático, implica necessariamente uma mudança nas práticas administrativas e pedagógicas vigentes em nossos espaços escolares. Desencadear esse processo de reflexões e mudanças no cotidiano escolar, para possibilitar a democratização nas relações organizativas do interior da escola, implica necessariamente em criar uma nova cultura na escola, fundamentada na autonomia e na participação, princípios intrínsecos da gestão democrática.
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