A questão da qualidade da e na educação
Main Article Content
Abstract
Enquanto diretora de uma escola pública, pudemos perceber nas múltiplas relações que se estabelecem no cotidiano do trabalho escolar o quando as ações administrativas e pedagógicas, instituídas na escola, apontavam que nem sempre as atividades desenvolvidas estavam permeadas pelos princípios democráticos, e de racionalidade, eficiência e qualidade. Tais observações desencadearam uma busca incansável na tentativa de solucionar os problemas do dia a dia, dos mais simples aos mais complexos. Reflexões e questionamentos, nesse espaço educativo, especialmente quanto à forma de administração da escola, à concepção das pessoas diretamente envolvidas no processo educacional sobre a qualidade das práticas escolares e a possibilidade de estabelecer parâmetros confiáveis de qualidade aos serviços educacionais originaram o tema da presente pesquisa - qualidade na gestão da escola pública: um desafio contemporâneo. Desta forma, buscamos discurtir alternativas para a construção de um processo de gestão democrática, frente as atuais exigências da sociedade de um padrão de qualidade para a escola pública. Como a existência da qualidade pressupõe necessariamente a participação, a concepção de gestão democrática incorporando os princípios democráticos constitui um aprendizado que se processa nos procedimentos participativos do cotidiano da escola. Para viabilizar a democratização na escola tanto na estrutura organizacional como nas ações pedagógicas, a vivência dos fundamentos do modo de vida democrática é condição essencial. Nessa perspectiva, a gestão pode ser entendida como a coordenação de uma prática que possibilita a melhoria da qualidade de todo processo educacional. Podemos considerá-la também como um instrumento de transformação das práticas escolares capaz de contribuir significativamente para a formação da consciência democrática, para o aprimoramento da participação no cotidiano da escola e para a implantação de uma nova cultura na escola: a cultura democrática. O objetivo deste trabalho é aprofundar a temática da qualidade na gestão da escola pública, acreditando com isso explicitar algumas exigências impostas a educação e aos educadores pela sociedade na atualidade. A concepção de qualidade embasada no princípio democrático, implica necessariamente uma mudança nas práticas administrativas e pedagógicas vigentes em nossos espaços escolares. Desencadear esse processo de reflexões e mudanças no cotidiano escolar, para possibilitar a democratização nas relações organizativas do interior da escola, implica necessariamente em criar uma nova cultura na escola, fundamentada na autonomia e na participação, princípios intrínsecos da gestão democrática.
Metrics
Article Details
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
a) Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution License which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.
c) Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.
d) This journal provides public access to all its content, as this allows a greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of the research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and are not available for other purposes.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.