A BNCC e as DCNERER: aproximações e proposições para o trabalho com a temática da Educação Étnico-Racial a partir da Pedagogia Decolonial

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Mestranda Jaqueline Ferreira Justino
https://orcid.org/0000-0002-0136-1612
Prof.ª Daiane Cecília Cagnin
https://orcid.org/0000-0001-8183-6296
Dr.ª Claudete de Sousa Nogueira
https://orcid.org/0000-0002-3919-942X

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar como as propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana estão consideradas no contexto da Base Nacional Comum Curricular atrelando a Pedagogia Decolonial à possibilidade para o desenvolvimento de uma Educação para as Relações Étnico-Raciais que considere a História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, a revisão da literatura foi considerada para subsidiar proposições, tendo como referenciais teóricos os autores e as autoras do Grupo Modernidade/Colonialidade. Embora aproximações entre os referidos documentos apareçam de forma superficial, a possibilidade de trabalho com as Pedagogia Decolonial mostra-se como uma oportunidade de garantir o direito a uma Educação para as Relações Étnico-Raciais em uma perspectiva afrodiaspórica.

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Detalhes do artigo

Como Citar
JUSTINO, J. F. .; CAGNIN, D. C. .; NOGUEIRA, C. de S. . A BNCC e as DCNERER: aproximações e proposições para o trabalho com a temática da Educação Étnico-Racial a partir da Pedagogia Decolonial. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–19, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20448.068. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20448. Acesso em: 26 dez. 2024.
Seção
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto das reformas educacionais
Biografia do Autor

Mestranda Jaqueline Ferreira Justino, Secretaria Municipal de Educação de Araraquara

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara/SP. Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Paulista (UNIP). Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira pela Faculdade São Luís e Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas "Práticas Pretagógicas". Atualmente atua como Professora de Ensino Fundamental I na Prefeitura Municipal de Américo Brasiliense e Professora de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Araraquara. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

Prof.ª Daiane Cecília Cagnin, Universidade Estadual Paulista em Araraquara - UNESP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Graduanda em Letras pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade São Luís. Atualmente é Professor de Educação Básica I do Governo do Estado de São Paulo e Professor de Educação Básica I da Prefeitura Municipal de Américo Brasiliense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

Dr.ª Claudete de Sousa Nogueira, Universidade Estadual Paulista em Araraquara - UNESP

Atualmente é docente assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É pesquisadora associada do Centro de Estudos das Línguas e Culturas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN), do Laboratório de Estudos Africanos, Afrobrasileiros e da Diversidade (LEAD).Coordenadora do Grupo de pesquisa Educação das relações etnicorraciais (ERE) Coordenadora Executiva do Núcleo Negro UNESP para Pesquisa e Extensão (NUPE) . É líder do Grupo de Pesquisa Políticas Sociais, relações Étnico-Raciais e Cidadania. Tem experiência na área de Ensino de História e Geografia, Educação e Cultura, com ênfase em Relações Etnicorraciais e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cultura,identidade étnica e memória,formação de professores.

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