Proposições oficiais para a alfabetização de crianças no estado de Pernambuco: das políticas nacionais (BNCC e PNA) às iniciativas estaduais

Conteúdo do artigo principal

Doutoranda Islayne Barbosa de Sá Gonçalves
https://orcid.org/0000-0001-9558-2450
Dr. Alexsandro da Silva
https://orcid.org/0000-0002-1943-8227
Dr.ª Solange Alves de Oliveira Mendes

Resumo

Este artigo discute proposições oficiais para a alfabetização de crianças no estado de Pernambuco. À luz da abordagem qualitativa e da pesquisa de natureza documental, objetiva-se compreender as aproximações e os distanciamentos entre a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), a Política Nacional de Alfabetização (BRASIL, 2019), o Currículo de Pernambuco (PERNAMBUCO, 2019a) e o Programa Criança Alfabetizada (PERNAMBUCO, 2018a, 2018b), no que se refere às concepções teóricas, epistemológicas e didáticas preconizadas para o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. As análises revelaram que, entre as proposições oficiais implementadas em Pernambuco, há perspectivas antagônicas sobre o modo como compreendem o processo de alfabetização. Enquanto a Base e a Política Nacional de Alfabetização estão fundamentadas em perspectivas tradicionais, o Currículo pernambucano e o Programa Criança Alfabetizada alinham-se à concepção de alfabetização na perspectiva de letramento.

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Detalhes do artigo

Como Citar
GONÇALVES, I. B. de S. .; SILVA, A. da; OLIVEIRA MENDES, S. A. de . Proposições oficiais para a alfabetização de crianças no estado de Pernambuco: das políticas nacionais (BNCC e PNA) às iniciativas estaduais. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–27, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20546.041. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20546. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto das reformas educacionais
Biografia do Autor

Doutoranda Islayne Barbosa de Sá Gonçalves, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA). Professora da Rede Municipal de Ensino de Arcoverde – PE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Alfabetização, Letramento e Práticas de Ensino (UnB).

Dr. Alexsandro da Silva, a:1:{s:5:"pt_BR";s:4:"UFPE";}

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Núcleo de Formação Docente e do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da UFPE. Membro dos grupos de pesquisa Didática da Língua Portuguesa e Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil, ambos da UFPE, e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização, Letramento e Práticas de Ensino (UnB).

Dr.ª Solange Alves de Oliveira Mendes, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora da área de Língua Materna, Alfabetização e Literatura e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização, Letramento e Práticas de Ensino (GEPALPE - UnB) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão Docente: Formação, Saberes e Práticas (GEPPESP – UnB).

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