Representações sociais: gestão educacional e práticas pedagógicas no olhar dos gestores das escolas do município de Uberaba-MG

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Ms. Silvia Regina Sidney
https://orcid.org/0000-0002-6600-6910
Dr.ª Vania Maria Oliveira Vieira
https://orcid.org/0000-0001-9839-0235

Resumo

O interesse em pesquisar a “gestão educacional e práticas pedagógicas”, parte do princípio de que o papel do gestor representa uma importante atividade educacional. Assim, configura-se como problema:  de que forma os gestores pensam, caracterizam e possibilitam as condições para a realização das práticas pedagógicas nas escolas em que atuam?  De natureza quanti-qualitativa, com o subsídio da teoria das Representações Sociais de Moscovici, esta pesquisa objetivou compreender as RS de gestores de escolas públicas de Educação Básica, sobre as práticas pedagógicas realizadas pelos seus professores. Participaram 41 gestores de 20 escolas municipais e estaduais. Os dados foram coletados por um questionário e a técnica de associação livre de palavras, tratadas pelo software EVOC. Os resultados mostram que as RS, dos participantes, sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos seus professores, familiarizam-se com elementos que dizem respeito a uma prática entendida como ação que transforma e modifica o contexto escolar, mas que, necessariamente, precisa ser inovadora.

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Como Citar
SIDNEY , S. R.; VIEIRA, V. M. O. Representações sociais: gestão educacional e práticas pedagógicas no olhar dos gestores das escolas do município de Uberaba-MG. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–21, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.18127.074. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/18127. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Ms. Silvia Regina Sidney , Universidade de Uberaba - UNIUBE

Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas de Uberaba (1987), graduação em Supervisão Escolar de 1 e 2 graus - Faculdades Integradas de Uberaba (1987), graduação em Administração Escolar - Faculdades Integradas de Uberaba (1988), graduação em Letras - Português Inglês pela Universidade de Uberaba (1998), graduação em orientação educacional pela Faculdade Barretos (1992) e mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba (2016). Atualmente é coordenadora do reinventando o ensino médio da Escola Estadual Minas Gerais, vice direção da Escola Estadual Minas Gerais, professor de ensino superior da Escola Estadual Minas Gerais e coordenadora pedagógica da Prefeitura Municipal de Uberaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, práticas pedagógicas, gestão escolar, pedagogia e educação infantil

Dr.ª Vania Maria Oliveira Vieira, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Possui graduação em Psicologia, Formação de Psicólogos e Licenciatura pela Universidade de Uberaba (1983), graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (1987), mestrado em Educação, Formação de Educadores pela Universidade de Uberaba (2003) e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é coordenadora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba e professora nos cursos de Pedagogia, Psicologia e Medicina. Atua também como Psicóloga Escolar na Rede de Ensino da Prefeitura Municipal de Uberaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, avaliação escolar, portfólio, promoção a saúde e ensino de tempo integral.

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