Representações sociais: gestão educacional e práticas pedagógicas no olhar dos gestores das escolas do município de Uberaba-MG
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O interesse em pesquisar a “gestão educacional e práticas pedagógicas”, parte do princípio de que o papel do gestor representa uma importante atividade educacional. Assim, configura-se como problema: de que forma os gestores pensam, caracterizam e possibilitam as condições para a realização das práticas pedagógicas nas escolas em que atuam? De natureza quanti-qualitativa, com o subsídio da teoria das Representações Sociais de Moscovici, esta pesquisa objetivou compreender as RS de gestores de escolas públicas de Educação Básica, sobre as práticas pedagógicas realizadas pelos seus professores. Participaram 41 gestores de 20 escolas municipais e estaduais. Os dados foram coletados por um questionário e a técnica de associação livre de palavras, tratadas pelo software EVOC. Os resultados mostram que as RS, dos participantes, sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos seus professores, familiarizam-se com elementos que dizem respeito a uma prática entendida como ação que transforma e modifica o contexto escolar, mas que, necessariamente, precisa ser inovadora.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ABREU, M. C. O professor universitário em aula: prática e princípios teóricos. 8 ed. São Paulo: MG Editores Associados, 1990.
ABRIC, J. C. A abordagem estrutural das representações sociais. Tradução Pedro H. Faria Campos. In: MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D. C. de. Estudos interdisciplinares de representação social. 2. ed. Goiânia: Ab, 2000. p. 27-46.
ABRIC, J. C. Abordagem estrutural das representações sociais: desenvolvimentos recentes. In: CAMPOS, P. H. F.; LOUREIRO, M. C.S. (org.). Representações sociais e práticas educativas. Goiânia: UCG, 2003. p. 37-57.
AGUIAR, M. A. S. Gestão da educação e a formação do profissional da educação no Brasil. In: PEREIRA, N. S. C., AGUIAR, M. A. S. Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p.193-240.
ARRUDA, A. Teoria das representações sociais e teorias de gênero. Cadernos de Pesquisa, n. 117, nov. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/T4NRbmqpmw7ky3sWhc7NYVb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 de dez/2022.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nº 9.394/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n.248, 23 dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 18 de dez/2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em 18 de dez/2022
CURY, C. R. J. Formação em política e administração da educação no Brasil. In: Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2., 2001, Braga/PT. Palestra [...]. Braga/PT: Universidade do Minho, 2001.
GIL, A. C. Metodologia do ensino superior. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1997. 121 p.
GRAY, D. E. Pesquisa no Mundo Real. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
HADJI, C. Avaliação Desmistificada. Tradução Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2001.
JODELET, D. Représentations sociales: un domaine en expansion. In: JODELET, D. (ed.) Les représentations sociales. Paris: PUF, 1989, p. 31-61. Tradução Tarso Bonilha Mazzotti. UFRJ- Faculdade de Educação, dez. 1993. Disponível em: http://portal.estacio.br/media/3432753/jodelet-drs-um-dominio-em-expansao.pdf. Acesso em: 20 jan. 2016.
JODELET, D. Representações sociais um domínio em expansão. As representações sociais no campo da educação. In: JODELET, D. (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. p. 17-44.
LÜCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2002.
MENEGOLLA, M.; SANT’ANNA, I. M. Por que planejar? Como planejar?: currículo, área, aula. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
MOSCOVIC, S. Representações Sociais: investigação em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
REIS, A. O. A. et al. Tecnologias computacionais para o auxílio em pesquisas qualitativas. Software EVOC. São Paulo: Editora Schoba, 2013.
SÁ, C. P. Núcleo Central das Representações Sociais. Petrópolis: Vozes, 1996.
SOUSA. C. P. et al. Avaliação do rendimento escolar. São Paulo: FDE, 1994.
VEIGA, I. P. A. A escola em debate: gestão, projeto político-pedagógico e avaliação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 12, p. 159-166, jan./jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v7i12.270. Disponível em: https://pep.ifsp.edu.br/wp-content/uploads/2015/01/A-escola-em-debate.pdf. Acesso em: 27 jan. 2016.
VERGÈS, P. Ensembles de programmes permettant l´analyse des evoctions: manual version 2. Aix-enProvence: LAMES, 1999.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
WALLON, H. A atividade própria plástica. In: NADEL-BRULFERT J.; WEREBE, M. J. G. Henri Wallon (antologia). São Paulo: Ática, 1986.
ZABALZA, M. Diseño y desarrollo curriclular. 6. ed. Madrid: Narcea. 1995.