A Olimpíada Interna de Nivelamento do Conhecimento e o uso de Metodologias Ativas no Ensino Remoto

Conteúdo do artigo principal

Doutorando Carlos Alex Alves
https://orcid.org/0000-0001-7636-9195
Mestrando Gilson Alves Ribeiro
https://orcid.org/0000-0002-7000-4109
Prof.ª Dr.ª Priscila Bernardo Martins
https://orcid.org/0000-0001-6482-4031

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da Olimpíada Interna de Nivelamento do Conhecimento (OINC) desenvolvida na Escola Cidadã Integral Senador Rui Carneiro, devido à preocupação da equipe escolar quanto a desmotivação dos estudantes, além das próprias inseguranças dos docentes no período pandêmico de aulas remotas. As opções educacionais e teóricos-metodológicas vinculam-se ao método das Escolas Cidadãs Integrais (ECIs) e as metodologias ativas de ensino aprendizagem. A pesquisa foi qualitativa. A OINC foi aplicada em três fases com os todos os estudantes da escola que tinham acesso à internet. Os pontos negativos observados dizem respeito a carência de acesso à internet e ao sentimento de exclusão de estudantes que não puderam participar. Os pontos positivos foram o aumento da motivação dos estudantes e o resgate de alunos ociosos e ausentes. Conclui-se que a experiência possibilitou a reintegração dos estudantes e aumentou a esperança da equipe escolar em tempos de crise e incerteza.

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Detalhes do artigo

Como Citar
ALVES, C. A.; RIBEIRO, G. A.; MARTINS, P. B. A Olimpíada Interna de Nivelamento do Conhecimento e o uso de Metodologias Ativas no Ensino Remoto. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–22, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20345.043. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20345. Acesso em: 29 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Doutorando Carlos Alex Alves, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Campus de Bauru

Doutorando em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Bauru. Professor da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT). Paraíba, Brasil.

Mestrando Gilson Alves Ribeiro, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo

Professor de Matemática no âmbito da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. Matemático e Pedagogo e Especialista em Ensino Remoto, Ensino à Distância e Metodologias Ativas.

Prof.ª Dr.ª Priscila Bernardo Martins, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Formadora de professores e coordenadores pela Parceiros da Educação. Doutora em Ensino de Ciências e Matemática. Pedagoga e Matemática e especialista em Educação a Distância e elaboração de materiais didáticos

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