A Olimpíada Interna de Nivelamento do Conhecimento e o uso de Metodologias Ativas no Ensino Remoto
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Resumo
Este artigo apresenta os resultados da Olimpíada Interna de Nivelamento do Conhecimento (OINC) desenvolvida na Escola Cidadã Integral Senador Rui Carneiro, devido à preocupação da equipe escolar quanto a desmotivação dos estudantes, além das próprias inseguranças dos docentes no período pandêmico de aulas remotas. As opções educacionais e teóricos-metodológicas vinculam-se ao método das Escolas Cidadãs Integrais (ECIs) e as metodologias ativas de ensino aprendizagem. A pesquisa foi qualitativa. A OINC foi aplicada em três fases com os todos os estudantes da escola que tinham acesso à internet. Os pontos negativos observados dizem respeito a carência de acesso à internet e ao sentimento de exclusão de estudantes que não puderam participar. Os pontos positivos foram o aumento da motivação dos estudantes e o resgate de alunos ociosos e ausentes. Conclui-se que a experiência possibilitou a reintegração dos estudantes e aumentou a esperança da equipe escolar em tempos de crise e incerteza.
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