Políticas de currículo para a educação básica e a formação de professores de Língua Portuguesa: uma abordagem integrativa

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Dr. Marcos Bispo
https://orcid.org/0000-0002-4614-6553
Doutoranda Cláudia Santos de Jesus
https://orcid.org/0000-0001-8489-5072
Especialista Ruthe Barros Santiago
https://orcid.org/0000-0001-5224-5075

Resumo

Nosso objetivo, neste texto, consiste em analisar, descritiva e normativamente, o projeto de integração curricular entre a BNCC e a BNC-Formação no tocante à disciplina Língua Portuguesa, destacando a importância do envolvimento da universidade no planejamento, implementação e avaliação das políticas educacionais. A metodologia de análise se inspira na proposta integrativa de Dunn (2018), segundo a qual a análise política se faz por meio da articulação de diferentes disciplinas e métodos que permitam explicar os processos de prescrição, previsão, monitoramento e avaliação das políticas. As análises demonstraram que as atuais diretrizes curriculares não anulam a autonomia universitária na elaboração dos projetos de curso, mas estabelecem novos parâmetros para o exercício dessa autonomia, visando a elaboração de currículos efetivamente comprometidos com os interesses públicos. 

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Como Citar
BISPO, M.; JESUS, C. S. de .; SANTIAGO, R. B. . Políticas de currículo para a educação básica e a formação de professores de Língua Portuguesa: uma abordagem integrativa. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–30, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20435.082. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20543. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto das reformas educacionais
Biografia do Autor

Dr. Marcos Bispo, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutor em Letras e Linguística. Professor do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e suas literaturas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens – PPGEL/UNEB e do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/UNEB.

Doutoranda Cláudia Santos de Jesus, Secretaria de Educação da Bahia

Professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Educação Básica da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa Epistemologias em Didática do Português (EDIPO/UNEB). Doutoranda em Políticas Sociais e Cidadania (UCSAL). Mestra em Língua e Cultura (UFBA).  Licenciada e Bacharel em Letras Vernáculas (UFBA).

Especialista Ruthe Barros Santiago, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Especialista em Linguística Aplicada ao ensino de Língua portuguesa na Educação Básica, pela Faculdade Nova Iguaçu (2022), e graduada em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia, Campus II (2021). Atualmente participa do grupo de pesquisa Epistemologias em Didática do Português - EDIPO (UNEB/CNPq), da Universidade do Estado da Bahia, Campus II, e ministra aulas de Produção Textual no Colégio Santíssimo Sacramento, em Alagoinhas-BA, da Rede Educamissami. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, e interesse na prática e na pesquisa acerca dos seguintes temas: linguística aplicada, didática do português, ensino de leitura, literatura e produção textual.

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