Políticas de formação inicial docente no Brasil: novas versões, antigas concepções
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Resumo
O objetivo deste artigo é discutir questões relacionadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciaturas, no que diz respeito aos saberes da prática docente, ao currículo, à didática, aos dispositivos de ordem legal, e a necessidade de reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciaturas, com destaque para a Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (mais conhecida como BNC-Formação), homologada em 20 de dezembro de 2019. Trata-se de uma revisão de literatura, baseada na análise de documentos norteadores da formação de profissionais do magistério, como também de autores e pesquisadores que discutem a formação inicial, bem como as tensões teórico-práticas que permeiam essa formação. Consideramos, com base na análise de documentos de autoria de pesquisadores da Anfope e da Anped, os quais repudiaram a BNC-Formação, que a proposta é reducionista no que tange ao trabalho docente e que retrocede na compreensão acerca da indissociabilidade entre teoria e prática, uma discussão já bem assentada no campo educacional.
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