Base Nacional Comum Curricular e Educação Infantil: movimentos, disputas e resistências

Conteúdo do artigo principal

Drª Daiane Lanes de Souza
https://orcid.org/0000-0003-0008-2694
Dr.ª Rosane Carneiro Sarturi
https://orcid.org/0000-0002-5947-6041
Doutoranda Estefani Baptistella
https://orcid.org/0000-0002-2928-5252

Resumo

O presente texto versa sobre os movimentos de disputas no campo da política educacional, tendo como foco a análise documental das versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Educação Infantil (EI) como produtora de resistências a propostas curriculares conservadoras. As análises articulam-se com os estudos de Picoli (2020), Biesta (2017) e Barbosa, Cruz, Fochi e Oliveira (2016).  Diante do conteúdo analisado compreende-se que o período de construção da BNCC foi marcado por disputas, mudanças nos discursos e troca nos agentes que participavam das comissões, tais mudanças foram ancoradas a movimentos neoliberais e conservadores, que sucederam a proposta de competências e habilidades. Nesse contexto, a Educação Infantil como parte da Base propôs movimentos de resistências, repensando a lógica curricular para além do conteúdo ou das competências e habilidades propondo ensino/aprendizagem pautado na experiência e nas relações entre as crianças e a sociedade.

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Como Citar
SOUZA, D. L. de; SARTURI, R. C.; BAPTISTELLA, E. . Base Nacional Comum Curricular e Educação Infantil: movimentos, disputas e resistências. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20405.074. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20405. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto das reformas educacionais
Biografia do Autor

Drª Daiane Lanes de Souza, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria PPGE/UFSM, Mestra em Educação pelo PPGE/UFSM (2018). Licenciada em Pedagogia pela UFSM (2016). Atua como Professora de Educação Infantil da rede pública do município de Santa Maria/RS. É Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação ELOS/CNPQ. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Currículo e Educação Infantil.

Dr.ª Rosane Carneiro Sarturi, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Administração Escola da Universidade Federal de Santa Maria.

Doutoranda Estefani Baptistella, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. 

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