O valor da obra literária na formação integral: a questão da (in) disciplina
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo reflete sobre a importância da literatura como instrumento na formação integral dos sujeitos, além de favorecer a aquisição de conteúdos diversos, com ênfase na questão da (in)disciplina, partindo do encantamento dos professores e dos alunos pela leitura. A pesquisa é qualitativa, de cunho bibliográfico. Utiliza-se a obra O Ateneu (Crônica de saudades) de Raul Pompéia (1863–1895), publicado em 1888, considerado um dos mais renomados romances da literatura brasileira, que nos traz elementos que demonstram o sistema educacional da época. Os desafios vividos ao longo da história da educação são analisados através da contribuição de ideias de autores como Freinet, Durkheim, Hunt e Werneck que corroboram para alcançar o objetivo do artigo. Concluímos que a escola precisa ser estudada a partir da ótica de seu tempo e que o desafio de tornar a educação um valor para o sujeito pode ser o resultado da educação integral.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Tradução de Arlene Caetano. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
COELHO, Lígia Martha C. da Costa e HORA, Dayse Martins. Políticas públicas de educação integral em jornada escolar ampliada e trabalho educativo: docência questionada ou precarização do trabalho docente? In: COELHO, Lígia Martha C. da Costa (Org.). Educação Integral: histórias, políticas e práticas. Rio de Janeiro: Rovelle, 2013, 204-224.
DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. Tradução de Stephania Matousek. (Coleção Textos Fundantes de Educação) - Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Autores Associados: Cortez, São Paulo, 2011.
GARCIA, Pedro Benjamim. Literatura e identidade: tecendo narrativas em rodas de leitura & outros textos. Pembroke Collins, RJ, 2020.
HESSEN, Johannes. Filosofia dos valores. Tradução L. Cabral de Moncada. 4.ed. Coimbra: Armênio Amado, 1974. (Coleção Studium).
HOUAISS, Antônio; VILLAR Mauro de Salles. Dicionário HOUAISS da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução: Cid Knipel. Ed. rev. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
LEGRAND, Louis. Célestin Freinet. Tradução e organização: José Gabriel Perissé. Recife: Fundação Joaquim Nabuco. Editora Massangana, 2010.
MAAR, Wolfgang Leo. Adorno, semiformação e educação. Educação e Sociedade, Campinas, v.24, n.83, p. 459-476, ago. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302003000200008
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Tradução Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras. 1997.
MENEGAT, Jardelino; SARMENTO, Dirléa Fanfa; DIAZ, Manuel. Bem-estar no ambiente de trabalho: a espiritualidade como diferencial. Revista Conhecimento e Diversidade, Niterói, n.12, p. 129-144, jul./dez. 2014. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/229392422.pdf. Acesso em 15 de agosto de 2022.
MORGADO, José Carlos. Currículo e profissionalidade docente. Portugal: Porto Editora, 2005.
POMPÉIA, Raul. O Ateneu (Crônica de saudades). Santiago, Chile: KlicK Editora, 1997. Impresso especialmente para o jornal O Globo.
SANTOS, Tiago Ribeiro; MARCHI, Rita de Cássia. O Ateneu: uma análise de mecanismos disciplinares no romance de Raul Pompéia. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.38, n.1, p. 339-360, jan./mar. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/hSsKvwcr94yvtMzmsgKXZrx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 12 de agosto de 2022.
SERRA, Elizabeth D’Angelo (org.). Ética, estética e afeto na literatura para crianças e jovens. São Paulo: Global, 2001.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17.ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VERÍSSIMO, Luis Fernando. Em algum lugar do paraíso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
WERNECK, Vera Rudge. A ideologia na educação: um estudo sobre a interferência da ideologia no processo educativo. Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Rio de Janeiro, 1989.
WERNECK, Vera Rudge. Educação e sensibilidade: um estudo sobre a teoria dos valores. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1996.
WERNECK, Vera Rudge. Cultura e valor. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. rev., atual. e ampl. - São Paulo: Global, 2003.