O valor da obra literária na formação integral: a questão da (in) disciplina
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Resumo
Este artigo reflete sobre a importância da literatura como instrumento na formação integral dos sujeitos, além de favorecer a aquisição de conteúdos diversos, com ênfase na questão da (in)disciplina, partindo do encantamento dos professores e dos alunos pela leitura. A pesquisa é qualitativa, de cunho bibliográfico. Utiliza-se a obra O Ateneu (Crônica de saudades) de Raul Pompéia (1863–1895), publicado em 1888, considerado um dos mais renomados romances da literatura brasileira, que nos traz elementos que demonstram o sistema educacional da época. Os desafios vividos ao longo da história da educação são analisados através da contribuição de ideias de autores como Freinet, Durkheim, Hunt e Werneck que corroboram para alcançar o objetivo do artigo. Concluímos que a escola precisa ser estudada a partir da ótica de seu tempo e que o desafio de tornar a educação um valor para o sujeito pode ser o resultado da educação integral.
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