El valor de la obra literaria en la educación integral: la cuestión de la (in)disciplina

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Dr.ª Cintia Chung Marques Corrêa
https://orcid.org/0000-0003-1429-9982
Doutoranda Sirlene Marques Pereira
https://orcid.org/0000-0003-1429-9982

Resumen

Este artículo reflexiona sobre la importancia de la literatura como instrumento en la formación integral de los sujetos, además de favorecer la adquisición de contenidos diversos, con énfasis en la cuestión de la (in)disciplina, a partir del encanto de profesores y alumnos por la lectura. La investigación es cualitativa, de carácter bibliográfico. Se utiliza la obra “O Ateneu (Crônica de saudades)” de Raul Pompéia (1863–1895), publicada en 1888, considerada una de las novelas más renombradas de la literatura brasileña, que nos trae elementos que evidencian el sistema educativo de la época. Se analizan los desafíos vividos a lo largo de la historia de la educación a través del aporte de ideas de autores como Freinet, Durkheim, Hunt y Werneck que corroboran para lograr el objetivo del artículo. Concluimos que la escuela necesita ser estudiada desde la perspectiva de su tiempo y que el desafío de hacer de la educación un valor para el sujeto puede ser fruto de la educación integral.

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Cómo citar
CORRÊA, C. C. M.; PEREIRA, S. M. El valor de la obra literaria en la educación integral: la cuestión de la (in)disciplina. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.21018.079. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21018. Acesso em: 10 may. 2024.
Sección
Artigos em fluxo contínuo
Biografía del autor/a

Dr.ª Cintia Chung Marques Corrêa, Universidade Católica de Petrópolis - UCP

Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Pós-Graduação em Psicopedagogia (UFF), Supervisão e Orientação Escolar (UCP), Administração Escolar (UCAM), Tecnologia Educacional (Plínio Leite) e Graduação em Pedagogia (UCP). Integrante do corpo docente do PPGE da Universidade Católica de Petrópolis. Coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Petrópolis. Atuou como professora do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá. Participou do Projeto Produtividade Docente, tendo pesquisa premiada no ano de 2014. Atuou nas funções de gestão e orientação escolar na Educação Básica e no Departamento de Educação da Secretaria de Educação de Petrópolis. Desenvolve pesquisa na área da formação de professores e do currículo por meio do GEPCEP - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo nas Escolas Públicas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, trabalho e formação docente, currículo e formação docente. Linha em que desenvolve pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Petrópolis: Linha 01: Instituições Educacionais, Políticas Públicas, Práticas Educativas

Doutoranda Sirlene Marques Pereira, Universidade Católica de Petrópolis - UCP

Cursando Doutorado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2020), Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Supervisão e Inspeção Escolar pela Universidade Católica de Petrópolis, Especialização em Administração Escolar pela Universidade Castelo Branco, Licenciatura em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis. Atuação na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro como docente de Língua Portuguesa e Literatura no ensino médio. Na rede particular, trabalhou como docente no primeiro segmento com disciplinas integradas, no segundo segmento do ensino fundamental com a disciplina de língua portuguesa e no curso de normalistas, ensino médio na área de Literatura Infantil; atuou como orientadora escolar e diretora adjunta. Na rede municipal de ensino, na Secretaria de Educação, participou da equipe pedagógica, sendo responsável pela formação continuada dos professores. Ministrou aulas de Língua Portuguesa para o segundo segmento. Atualmente, é diretora geral de uma escola da Prefeitura Municipal de Petrópolis, conveniada à Mitra Diocesana de Petrópolis, RJ (educação infantil, primeiro e segundo segmentos do ensino fundamental). Experiência na área de educação com ênfase em valores éticos, formação integral dos discentes, cotidiano escolar, formação docente.

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