The value of literary work in full formation: the inssue of (in)discipline

Main Article Content

Dr.ª Cintia Chung Marques Corrêa
https://orcid.org/0000-0003-1429-9982
Doutoranda Sirlene Marques Pereira
https://orcid.org/0000-0003-1429-9982

Abstract

This article reflects on the importance of literature as an instrument in the integral formation of subjects, in addition to favoring the acquisition of diverse contents, with emphasis on the issue of (in)discipline, starting from the teachers' and students' enchantment with reading. The research is qualitative, of a bibliographic nature. The work O Ateneu (Crônica de saudades) by Raul Pompéia (1863–1895) has been used, published in 1888, it is considered one of the most renowned novels in Brazilian literature, which brings us elements that demonstrate the educational system of the time. The challenges experienced throughout the history of education are analyzed through the contribution of ideas from authors such as Freinet, Durkheim, Hunt and Werneck that corroborate to achieve the objective of the article. Our conclusion is that the school needs to be studied from the perspective of its time and that the challenge of making education a value for the subject can be the result of integral education.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
CORRÊA, C. C. M.; PEREIRA, S. M. The value of literary work in full formation: the inssue of (in)discipline. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.21018.079. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21018. Acesso em: 22 dec. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Artigos em fluxo contínuo
Author Biographies

Dr.ª Cintia Chung Marques Corrêa, Universidade Católica de Petrópolis - UCP

Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Pós-Graduação em Psicopedagogia (UFF), Supervisão e Orientação Escolar (UCP), Administração Escolar (UCAM), Tecnologia Educacional (Plínio Leite) e Graduação em Pedagogia (UCP). Integrante do corpo docente do PPGE da Universidade Católica de Petrópolis. Coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Petrópolis. Atuou como professora do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá. Participou do Projeto Produtividade Docente, tendo pesquisa premiada no ano de 2014. Atuou nas funções de gestão e orientação escolar na Educação Básica e no Departamento de Educação da Secretaria de Educação de Petrópolis. Desenvolve pesquisa na área da formação de professores e do currículo por meio do GEPCEP - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo nas Escolas Públicas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, trabalho e formação docente, currículo e formação docente. Linha em que desenvolve pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Petrópolis: Linha 01: Instituições Educacionais, Políticas Públicas, Práticas Educativas

Doutoranda Sirlene Marques Pereira, Universidade Católica de Petrópolis - UCP

Cursando Doutorado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2020), Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Supervisão e Inspeção Escolar pela Universidade Católica de Petrópolis, Especialização em Administração Escolar pela Universidade Castelo Branco, Licenciatura em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis. Atuação na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro como docente de Língua Portuguesa e Literatura no ensino médio. Na rede particular, trabalhou como docente no primeiro segmento com disciplinas integradas, no segundo segmento do ensino fundamental com a disciplina de língua portuguesa e no curso de normalistas, ensino médio na área de Literatura Infantil; atuou como orientadora escolar e diretora adjunta. Na rede municipal de ensino, na Secretaria de Educação, participou da equipe pedagógica, sendo responsável pela formação continuada dos professores. Ministrou aulas de Língua Portuguesa para o segundo segmento. Atualmente, é diretora geral de uma escola da Prefeitura Municipal de Petrópolis, conveniada à Mitra Diocesana de Petrópolis, RJ (educação infantil, primeiro e segundo segmentos do ensino fundamental). Experiência na área de educação com ênfase em valores éticos, formação integral dos discentes, cotidiano escolar, formação docente.

References

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Tradução de Arlene Caetano. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

COELHO, Lígia Martha C. da Costa e HORA, Dayse Martins. Políticas públicas de educação integral em jornada escolar ampliada e trabalho educativo: docência questionada ou precarização do trabalho docente? In: COELHO, Lígia Martha C. da Costa (Org.). Educação Integral: histórias, políticas e práticas. Rio de Janeiro: Rovelle, 2013, 204-224.

DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. Tradução de Stephania Matousek. (Coleção Textos Fundantes de Educação) - Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Autores Associados: Cortez, São Paulo, 2011.

GARCIA, Pedro Benjamim. Literatura e identidade: tecendo narrativas em rodas de leitura & outros textos. Pembroke Collins, RJ, 2020.

HESSEN, Johannes. Filosofia dos valores. Tradução L. Cabral de Moncada. 4.ed. Coimbra: Armênio Amado, 1974. (Coleção Studium).

HOUAISS, Antônio; VILLAR Mauro de Salles. Dicionário HOUAISS da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução: Cid Knipel. Ed. rev. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

LEGRAND, Louis. Célestin Freinet. Tradução e organização: José Gabriel Perissé. Recife: Fundação Joaquim Nabuco. Editora Massangana, 2010.

MAAR, Wolfgang Leo. Adorno, semiformação e educação. Educação e Sociedade, Campinas, v.24, n.83, p. 459-476, ago. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302003000200008

MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Tradução Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras. 1997.

MENEGAT, Jardelino; SARMENTO, Dirléa Fanfa; DIAZ, Manuel. Bem-estar no ambiente de trabalho: a espiritualidade como diferencial. Revista Conhecimento e Diversidade, Niterói, n.12, p. 129-144, jul./dez. 2014. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/229392422.pdf. Acesso em 15 de agosto de 2022.

MORGADO, José Carlos. Currículo e profissionalidade docente. Portugal: Porto Editora, 2005.

POMPÉIA, Raul. O Ateneu (Crônica de saudades). Santiago, Chile: KlicK Editora, 1997. Impresso especialmente para o jornal O Globo.

SANTOS, Tiago Ribeiro; MARCHI, Rita de Cássia. O Ateneu: uma análise de mecanismos disciplinares no romance de Raul Pompéia. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.38, n.1, p. 339-360, jan./mar. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/hSsKvwcr94yvtMzmsgKXZrx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 12 de agosto de 2022.

SERRA, Elizabeth D’Angelo (org.). Ética, estética e afeto na literatura para crianças e jovens. São Paulo: Global, 2001.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17.ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

VERÍSSIMO, Luis Fernando. Em algum lugar do paraíso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

WERNECK, Vera Rudge. A ideologia na educação: um estudo sobre a interferência da ideologia no processo educativo. Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Rio de Janeiro, 1989.

WERNECK, Vera Rudge. Educação e sensibilidade: um estudo sobre a teoria dos valores. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1996.

WERNECK, Vera Rudge. Cultura e valor. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. rev., atual. e ampl. - São Paulo: Global, 2003.