Base Nacional Comum Curricular na Educação Infantil: repercussões nas práticas pedagógicas em uma escola do Litoral Norte/RS
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Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir as percepções das professoras sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, compreendendo as implicações do documento às práticas docentes. O corpus analítico compreende dados de um estudo de caso realizado em uma escola pública do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O trabalho fundamenta-se teoricamente em autores da Educação Infantil e do Currículo, e em políticas e documentos que normatizam a primeira etapa da educação brasileira. A análise dos dados está organizada em dois eixos. O primeiro versa sobre as compreensões das professoras em relação à BNCC e ao currículo. O segundo discute as implicações da BNCC nas práticas pedagógicas, indicando os campos de experiência como uma possibilidade de valorização do cotidiano na Educação Infantil. Os resultados evidenciam que uma apropriação contextual e reflexiva da BNCC pode contribuir para repensar a ação docente com as crianças.
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