Perspectivas e desafios da Reforma do Ensino Médio – Lei 13.415/2017: problematizações a partir das etapas preparatórias para a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE-2022)

Conteúdo do artigo principal

Doutorando Marcelo Correa Pires
https://orcid.org/0000-0001-5819-9591
Dr. Antônio Carlos do Nascimento Osório
https://orcid.org/0000-0002-4631-1985

Resumo

Este artigo analisa a implementação da Reforma do Ensino Médio, Lei n. 13.415/2017, seus efeitos e resistências. A investigação fundamenta-se no conceito foucaultiano de Governamentalidade e no Documento para a Conferência Nacional Popular de Educação (2022). A metodologia assumida é a arqueologia, com desenho de pesquisa documental e observação como técnica. A análise evidenciou que a implantação de novos dispositivos para última etapa da Educação Básica levou o Estado de Mato Grosso do Sul (MS) a publicar a Lei n. 4.973/2016, criando o Programa Escola da Autoria, que responde ao Programa de Fomento às Escolas em Tempo Integral e à alteração de currículos do Ensino Médio. Conclui-se que novas redes de relações de poderes e saberes surgiram na proposição de novas práticas, relacionadas ao modelo estudante/autor da aprendizagem e seu Projeto de Vida, sendo a Escola de Autoria uma delas.

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Detalhes do artigo

Como Citar
PIRES, M. C. .; OSÓRIO, A. C. do N. Perspectivas e desafios da Reforma do Ensino Médio – Lei 13.415/2017: problematizações a partir das etapas preparatórias para a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE-2022). Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–21, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20640.022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20640. Acesso em: 14 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Doutorando Marcelo Correa Pires, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutorando pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Bolsista CAPES), possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS,2016), Licenciatura em Pedagogia (UFMS,2013), Licenciatura em Filosofia (Claretiano - Centro Universitário -2018) e Bacharel em Ciências Sociais (UFMS, 2021). Foi Professor Substituto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2021- 2022) (Pedagogia-UEMS/CG ). Atuou como Professor substituto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018-1019) (FAED- UFMS). Atuou como professor dos Anos Iniciais e da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS. Atuou como professor de Filosofia (Ensino Médio) na Rede Estadual de Educação - REE/MS. Participa do Grupo de Estudos e de Investigação Acadêmica nos Referenciais Foucaultiano (GEIARF), vinculado à pesquisa Educação e Trabalho e a Pesquisa Psicologia e Processos Educativos, executada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Curso de Mestrado e Doutorado (PPGEdu) e Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Curso de Mestrado (PPPsi), da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), coordenado pelo Prof. Dr. Antônio Carlos do Nascimento Osório

Dr. Antônio Carlos do Nascimento Osório, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Atualmente, Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando como docente-pesquisador no ensino de graduação (licenciaturas, Pedagogia e Psicologia) e na pós-graduação (PPGEdu/FAED e PPGPsi/FAC). Coordenador do Grupo de Estudos nos Referenciais Acadêmicos Foucaultianos (GEIARF/CNPq) desde 2001. Pesquisa e orienta nas problematizações: Educação e psicologia por intermédio das práticas sociais, culturais, pedagógicas e de si. Relações políticas (poderes e saberes) na constituição dos sujeitos e da sociedade, pelas ferramentas dos discursos e dos mecanismos de resistências, sujeições e concessões, nos campos das relações institucionais e do adoecimento.

Referências

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