Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e a (re)introdução da Pedagogia das Competências: Revisão Sistemática

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Me. Ethyenne Goulart Oliveira
https://orcid.org/0000-0001-5225-4617
Dr. Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi
https://orcid.org/0000-0002-3977-3217
Dr.ª Elsa Midori Shimazaki

Resumo

A pesquisa objetiva a análise de teses e dissertações publicadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, produzidas no período entre 2018-2021, que tematizam a pedagogia das competências presente na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio – BNCCEM (BRASIL, 2018). Fundamentados na Teoria Histórico-Crítica da Educação, os resultados obtidos revelam que, de 944 produções, apenas 10 atenderam aos critérios da investigação proposta. A escassez de pesquisas que abordam as influências da reforma curricular sobre o desenvolvimento do psiquismo humano à luz da teoria Histórico-Crítica, a análise fragmentada do currículo e a ínfima compreensão da educação como atividade intencional nos processos de transmissão e assimilação das objetivações humanas constituem as lacunas que justificam a relevância e a necessidade da produção de conhecimentos referentes ao tema retratado no campo de Pesquisa em Educação.

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Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, E. G.; DI GIORGI, C. A. G.; SHIMAZAKI, E. M. Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e a (re)introdução da Pedagogia das Competências: Revisão Sistemática. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–25, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20529.018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20529. Acesso em: 14 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Me. Ethyenne Goulart Oliveira, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Oeste Paulista - Unoeste (2017); Mestre em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista - Unoeste; Psicóloga clínica no Centro de Atendimento Multiprofissional - CAM/ Unimed, Pres. Prudente- SP.

Dr. Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Graduado em História, Política em Física pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sociedade pela Pontifícia Católica de São Paulo, doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Foi professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é pProfessor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste.

Dr.ª Elsa Midori Shimazaki, Universidade do Oeste Paulista - Unoeste

Graduada em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual de Maringá e em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Foi professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE e da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Faz parte dos grupos de pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED), Ensino e Inclusão de Pessoas com Deficiência e Aprendizagem e Desenvolvimento Escolar e Interação e Escrita e é líder do grupo de pesquisa Educação, Linguagem e Letramento. Atua nas áreas de Educação Especial; Educação Matemática, Leitura e Escrita, Alfabetização; Formação de professores, Políticas educacionais. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa e Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá.

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