Como chegamos à Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (2018)?
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Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio é o documento que prescreve a política curricular da etapa e tem sido alvo de inúmeras críticas, sobretudo por destoar das versões que constituíram seu processo de construção. Diante disso, este artigo objetiva identificar e problematizar as principais rupturas no processo histórico de construção da BNCC/EM, bem como os deslocamentos no conteúdo dos textos que a precederam. Para tanto, tomou-se como perspectiva teórico-metodológica o modo de pensar e fazer pesquisa de Michel Foucault, mais precisamente o conceito de problematização. Verificou-se que o processo de construção da BNCC/EM foi permeado por diferentes forças e conflitos políticos que acabaram influenciando diretamente na versão final do documento. À luz das rupturas e deslocamentos que constituíram a BNCC/EM (2018) concluiu-se a necessidade de resistir ao projeto educacional que a política curricular em voga prescreve.
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