Como chegamos à Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (2018)?

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Doutorando Jonathan Dalla Vechia Bugs
https://orcid.org/0000-0003-4411-7019
Profª Drª Elisete Medianeira Tomazetti

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio é o documento que prescreve a política curricular da etapa e tem sido alvo de inúmeras críticas, sobretudo por destoar das versões que constituíram seu processo de construção. Diante disso, este artigo objetiva identificar e problematizar as principais rupturas no processo histórico de construção da BNCC/EM, bem como os deslocamentos no conteúdo dos textos que a precederam. Para tanto, tomou-se como perspectiva teórico-metodológica o modo de pensar e fazer pesquisa de Michel Foucault, mais precisamente o conceito de problematização. Verificou-se que o processo de construção da BNCC/EM foi permeado por diferentes forças e conflitos políticos que acabaram influenciando diretamente na versão final do documento. À luz das rupturas e deslocamentos que constituíram a BNCC/EM (2018) concluiu-se a necessidade de resistir ao projeto educacional que a política curricular em voga prescreve.

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Detalhes do artigo

Como Citar
BUGS, J. D. V.; TOMAZETTI, E. M. Como chegamos à Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (2018)?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20406.057. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20406. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto das reformas educacionais
Biografia do Autor

Doutorando Jonathan Dalla Vechia Bugs, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorando vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciado em Filosofia pela UFSM (2019), Especialista em Gestão Educacional (2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Educacionais e Gestão Educacional e Mestre em Educação (2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos vinculados a Universidade Federal de Santa Maria. Integra o Grupo de Pesquisa/CNPQ FILJEM (Filosofia, Cultura e Educação). Tem se dedicado a pesquisar sobre as Políticas Educacionais para o Ensino Médio e suas incidências sobre o Ensino da Filosofia; no entanto, mantém interesses de pesquisa relativos ao Ensino de Filosofia e Políticas Públicas Educacionais de modo geral, Filosofia da Educação e Filosofia Francesa Contemporânea.

Profª Drª Elisete Medianeira Tomazetti, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1991), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado na Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Metodologia do Ensino. Atua no Curso de Filosofia/UFSM nas disciplinas de Didática da Filosofia, Pesquisa para o Ensino de Filosofia e Estágio Curricular Supervisionado. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ FILJEM (Filosofia, Cultura e Educação). Coordenadora do LEAF - Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Filosofia, do Curso de Filosofia/UFSM. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa 2: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces investigando e orientando nos seguintes temas: ensino de filosofia, educação e juventude, ensino médio. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM nos anos de 2010 e 2011 e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/Filosofia/UFSM no período de 2010 a 2015.

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