How did we got to the National Curricular Common Basics of High School (2018)?

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Doutorando Jonathan Dalla Vechia Bugs
https://orcid.org/0000-0003-4411-7019
Profª Drª Elisete Medianeira Tomazetti

Abstract

The National Curricular Common Basis (BNCC) of high school it’s the document that prescribes the curriculum policy of this phase and it has been the target of countless criticism, mainly because it clashes with the versions that constituted its construction process. From that, this article aims to identify and problematize the main ruptures in the BNCC/EM constructional historical process, as well as the displacement in the content of the texts that preceded. For that, it took as a theoretical-methodological perspective the way of thinking and doing research of Michel Foucault, more precisely the concept of problematization. It was found that the constructional process of BNCC/EM was permeated by different forces and political conflicts that ended up directly influencing the final version of the document. The light of the ruptures and displacements that constituted the BNCC/EM (2018), concluded the necessity to resist the educational project that the current curriculum policy prescribes for us.

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How to Cite
BUGS, J. D. V.; TOMAZETTI, E. M. How did we got to the National Curricular Common Basics of High School (2018)?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20406.057. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20406. Acesso em: 23 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
The National Curricular Common Base (BNCC) in the context of basic education ed
Author Biographies

Doutorando Jonathan Dalla Vechia Bugs, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorando vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciado em Filosofia pela UFSM (2019), Especialista em Gestão Educacional (2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Educacionais e Gestão Educacional e Mestre em Educação (2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos vinculados a Universidade Federal de Santa Maria. Integra o Grupo de Pesquisa/CNPQ FILJEM (Filosofia, Cultura e Educação). Tem se dedicado a pesquisar sobre as Políticas Educacionais para o Ensino Médio e suas incidências sobre o Ensino da Filosofia; no entanto, mantém interesses de pesquisa relativos ao Ensino de Filosofia e Políticas Públicas Educacionais de modo geral, Filosofia da Educação e Filosofia Francesa Contemporânea.

Profª Drª Elisete Medianeira Tomazetti, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1991), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado na Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Metodologia do Ensino. Atua no Curso de Filosofia/UFSM nas disciplinas de Didática da Filosofia, Pesquisa para o Ensino de Filosofia e Estágio Curricular Supervisionado. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ FILJEM (Filosofia, Cultura e Educação). Coordenadora do LEAF - Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Filosofia, do Curso de Filosofia/UFSM. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa 2: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces investigando e orientando nos seguintes temas: ensino de filosofia, educação e juventude, ensino médio. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM nos anos de 2010 e 2011 e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/Filosofia/UFSM no período de 2010 a 2015.

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