Como llegamos la Base Nacional Común Curricular de Enseñanza Media (2018)?
Contenido principal del artículo
Resumen
La Base Curricular Nacional Común (BNCC) para la enseñanza media es el documento que prescribe la política curricular de la etapa y ha sido objeto de numerosas críticas, sobre todo por ser diferente a las versiones que constituyeron su proceso de construcción. Ante esto, este artículo pretende identificar y problematizar las principales rupturas en el proceso histórico de construcción del BNCC/EM, así como los desplazamientos en el contenido de los textos que lo precedieron. Para ello, se tomó como perspectiva teórica y metodológica la forma de pensar y hacer investigación de Michel Foucault, más precisamente el concepto de problematización. Se comprobó que el proceso de construcción del BNCC/EM estuvo permeado por diferentes fuerzas y conflictos políticos que acabaron influyendo directamente en la versión final del documento. A la luz de las rupturas y desplazamientos que constituyeron el BNCC/EM (2018) se concluyó la necesidad de resistir el proyecto educativo que prescribe la política curricular en boga.
Descargas
Métricas
Detalles del artículo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2016.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CURRÍCULO. Ofício n.º 1/2015/GR. Exposição de motivos sobre a Base Nacional Comum Curricular. 2015. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/resources/Of_cio_01_2015_CNE_BNCC.pdf. Acesso em: 26 abr. 2022.
BRASIL. Lei 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 27833, dez. 1996. PL 1258/1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 26 abr. 2022.
BRASIL. Lei n°13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 16 fev. 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 26 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: consulta pública. Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/BNCC-APRESENTACAO.pdf. Acesso em: 26 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: versão revista. Brasília, DF, 2016a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/bncc-2versao.revista.pdf. Acesso em: 26 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: a educação é a base. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 26 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Por uma política curricular para a educação básica: contribuição ao debate da base nacional comum a partir do direito à aprendizagem e ao desenvolvimento. Versão Preliminar. Brasília, 2018. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1IcBwbBUk_b6H3gRwLwjXaajyNxFSWCxRTwaD_cSeRBk/edit. Acesso em: 26 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Nota sobre o tratamento e publicação dos dados e das contribuições ao documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2016b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/METODOLOGIA_PARA_TRATAMENTO_ANALISE_DADOS.pdf. Acesso em: 26 abr. 2022.
BUGS, J. D. A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: implicações para o Ensino da Filosofia. 2021 Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação em Educação, Santa Maria, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/23625. Acesso em: 26 abr. 2022.
CÁSSIO, F. Participação e participacionismo na construção da Base Nacional Comum Curricular. Nexo Jornal, v. 2, p. 12, 2 dez. 2017. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/ensaio/2017/Participação-e-participacionismo-na-construção-da-Base-Nacional-Comum-Curricular. Acesso em: 26 abr. 2022.
CORTINAZ, T. A construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental e sua relação com os conhecimentos escolares. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/202032. Acesso em: 26 abr. 2022.
FEITOSA, C. Revolução, revolta e resistência: a sabedoria dos surfistas. In: LINS, D. (Org.). Nietzsche, Deleuze, arte, resistência. Rio de Janeiro: Forense Universitária; Fortaleza: Fundação de Cultura, Esportes e Turismo, 2007. p. 17-31.
FOUCAULT, M. Discurso e verdade: seis conferências dadas por Michel Foucault, em Berkeley, entre outubro e novembro de 1983, sobre a parrhesia. Prometeus: filosofia em revista, Brasília, n. 6, v. 13, edição especial, p. 1-114, 2013.
FOUCAULT, M. Polêmica, Política e Problematização. In: Ditos e Escritos V: Ética, sexualidade, política. Tradução: Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004a, p. 224-233.
FOUCAULT, M. O cuidado com a verdade. In: Ditos e Escritos V: Ética, sexualidade, política. Tradução: Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004b, p. 240-251.
FOUCAULT, M. Verdade e Poder. In: Microfísica do Poder. Tradução: Lilian Holzmeister e Angela Loureiro de Souza. 10. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019, p. 35-54.
FOUCAULT, M. A história da sexualidade 1: A vontade de saber. Tradução: Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 10. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
FOUCAULT, M. A história da sexualidade 2: O uso dos prazeres. Tradução: Maria Thereza da Costa Albuquerque. 8. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
FREITAS, L. C. BNC alternativa será entregue ao CNE (atualizado). Avaliação Educacional – Blog do Freitas, 2018. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2018/06/08/bnc-alternativa-sera-entregue-ao-cne/. Acesso em: 26 abr. 2022.
LÝRA, E. Entrevista com Edgar Lyra sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). [Entrevista cedida a] Érico Andrade e Adriano Naves de Brito. ANPOF, 03 mar. 2016. Disponível em: http://anpof.org/portal/index.php/en/2014-01-07-15-22-21/entrevistas/668-entrevista-com-edgar-lyra-sobre-a-base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em: 26 abr. 2022.
LÝRA, E. BNCC: para professor Edgar Lyra, formação básica não deve ter o mercado de trabalho como termo. [Entrevista cedida a] ANPOF. 2017. Disponível em: http://anpof.org/portal/index.php/en/2014-01-07-15-22-21/entrevistas/1139-bncc-para-professor-edgar-lyra-formacao-basica-nao-deve-ter-o-mercado-de-trabalho-como-termo. Acesso em: 26 abr. 2022.
MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. Em defesa da escola: uma questão pública. Tradução Cristina Antunes. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
SILVA, I. L. F.; NETO, H. F.A.; VICENTE, D. V. A proposta da Base Nacional Comum Curricular e o debate entre 1988 e 2015. Ciências Sociais Unisinos, v. 51, n. 3, set./dez., p. 330-342, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.10. Acesso em: 26 abr. 2022.