Como llegamos la Base Nacional Común Curricular de Enseñanza Media (2018)?

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Doutorando Jonathan Dalla Bugs
https://orcid.org/0000-0003-4411-7019
Profª Drª Elisete Medianeira Tomazetti

Resumen

La Base Curricular Nacional Común (BNCC) para la enseñanza media es el documento que prescribe la política curricular de la etapa y ha sido objeto de numerosas críticas, sobre todo por ser diferente a las versiones que constituyeron su proceso de construcción. Ante esto, este artículo pretende identificar y problematizar las principales rupturas en el proceso histórico de construcción del BNCC/EM, así como los desplazamientos en el contenido de los textos que lo precedieron. Para ello, se tomó como perspectiva teórica y metodológica la forma de pensar y hacer investigación de Michel Foucault, más precisamente el concepto de problematización. Se comprobó que el proceso de construcción del BNCC/EM estuvo permeado por diferentes fuerzas y conflictos políticos que acabaron influyendo directamente en la versión final del documento. A la luz de las rupturas y desplazamientos que constituyeron el BNCC/EM (2018) se concluyó la necesidad de resistir el proyecto educativo que prescribe la política curricular en boga.

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Detalles del artículo

Cómo citar
BUGS, J. D. V.; TOMAZETTI, E. M. Como llegamos la Base Nacional Común Curricular de Enseñanza Media (2018)?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20406.057. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20406. Acesso em: 3 jul. 2024.
Sección
La Base Común Curricular Nacional (BNCC) en el contexto de las reformas educati
Biografía del autor/a

Doutorando Jonathan Dalla Bugs, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorando vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciado em Filosofia pela UFSM (2019), Especialista em Gestão Educacional (2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Educacionais e Gestão Educacional e Mestre em Educação (2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos vinculados a Universidade Federal de Santa Maria. Integra o Grupo de Pesquisa/CNPQ FILJEM (Filosofia, Cultura e Educação). Tem se dedicado a pesquisar sobre as Políticas Educacionais para o Ensino Médio e suas incidências sobre o Ensino da Filosofia; no entanto, mantém interesses de pesquisa relativos ao Ensino de Filosofia e Políticas Públicas Educacionais de modo geral, Filosofia da Educação e Filosofia Francesa Contemporânea.

Profª Drª Elisete Medianeira Tomazetti, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1991), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado na Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Metodologia do Ensino. Atua no Curso de Filosofia/UFSM nas disciplinas de Didática da Filosofia, Pesquisa para o Ensino de Filosofia e Estágio Curricular Supervisionado. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ FILJEM (Filosofia, Cultura e Educação). Coordenadora do LEAF - Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Filosofia, do Curso de Filosofia/UFSM. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa 2: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces investigando e orientando nos seguintes temas: ensino de filosofia, educação e juventude, ensino médio. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM nos anos de 2010 e 2011 e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/Filosofia/UFSM no período de 2010 a 2015.

Citas

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