A BNCC e BNC – Formação como indutora do apagamento da formação docente

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Dr.ª Andreia Gomes da Cruz
https://orcid.org/0000-0002-3953-9199
Dr.ª Adriana de Almeida
https://orcid.org/0000-0003-4953-740X

Resumo

O artigo versa sobre as atuais políticas educacionais curriculares e tem como objetivo analisar a BNCC e sua inter-relação com a formação e autonomia dos professores em sua atuação pedagógica. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa documental. A exploração da legislação nos permitiu compreender o movimento e as intencionalidades das políticas curriculares e relação íntima da lei com a formação de professores no contexto brasileiro. Nessa perspectiva teórico-metodológica, analisamos os sentidos da categoria autonomia. A pesquisa documental identifica fontes de dados relevantes para novos tipos de estudos qualitativos, que requerem grande importância para a produção epistemológica educacional. Dos resultados, concluímos que há uma estreita relação entre a BNCC e a Resolução CNE/CEP nº 02/2019. A Resolução é um retrato das políticas implementadas no lastro do Golpe de 2016, podendo ser traduzida a partir do seguinte tripé: privatização da escola, controle (avaliação interna e externa) e padronização formativa dos currículos.

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Detalhes do artigo

Como Citar
CRUZ, A. G. da; ALMEIDA, A. de. A BNCC e BNC – Formação como indutora do apagamento da formação docente. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–22, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20518.055. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20518. Acesso em: 19 dez. 2024.
Seção
Caderno temático "As reformas educacionais no Ensino Superior"
Biografia do Autor

Dr.ª Andreia Gomes da Cruz, Universidade Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Adjunta do Departamento de Educação e Sociedade (DES), Instituto Multidisciplinar- IM, da c. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação –ESPE/IM/UFRRJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares.

Dr.ª Adriana de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora adjunta da Uerj. Doutora em Educação pela UFF. Coordenadora do grupo de estudos, pesquisa e extensão FFP/UERJ. Membro do Programa e Núcleo de Pesquisa Vozes da Educação e do Diretório de pesquisa Diálogos Escola-Universidade.

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