Reflexões sobre a BNCC na formação inicial de professores de matemática: relato de uma experiência

Conteúdo do artigo principal

Dr.ª Luana Ferrarotto
https://orcid.org/0000-0002-2861-2127
Dr.ª Iracema Hiroko Iramina Arashiro
https://orcid.org/0000-0001-9525-4449
Dr.ª Fernanda Cristina Gaspar Lemes
https://orcid.org/0000-0002-5802-6938

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo alinhado às avaliações externas em larga escala e às Diretrizes de Formação de Professores (BNC-Formação) de 2019. A análise da BNCC se faz necessária frente ao seu caráter regulador. Com intuito de problematizar a BNCC na formação inicial de professores, apresenta-se a experiência realizada, no 2o semestre de 2021, no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo, câmpus Bragança Paulista. Foi desenvolvido um trabalho interdisciplinar, envolvendo os componentes curriculares Laboratório de Ensino de Matemática, Organização e Política Educacional e Psicologia da Educação, a partir da construção de planos de aula. Nas apresentações dos planos, foi possível discutir sobre o uso da BNCC sem contextualização e refletir acerca da padronização dos processos formativos. Percebeu-se uma preocupação dos licenciandos quanto à autonomia no planejamento e a valorização do uso de materiais manipulativos, de modo a favorecer a criatividade.

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Detalhes do artigo

Como Citar
FERRAROTTO, L.; ARASHIRO, I. H. I.; LEMES, F. C. G. . Reflexões sobre a BNCC na formação inicial de professores de matemática: relato de uma experiência. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21336.037. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21336. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Experiências Pedagógicas
Biografia do Autor

Dr.ª Luana Ferrarotto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP

Pedagoga pela UNICAMP (2005), com Mestrado (2011) e Doutorado em Educação (2018) pela mesma universidade. Atuou como professora nas redes municipais de Amparo e de Campinas. Na rede municipal de Amparo atuou, ainda, como diretora de escola. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Bragança Paulista. É pesquisadora do Ares (Avaliação e Relações Escolares) do IFSP-Bra. Desenvolve pesquisas sobre avaliação educacional em seus três níveis: avaliação em sala de aula, avaliação externa em larga escala e avaliação institucional.

Dr.ª Iracema Hiroko Iramina Arashiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1988), mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (2002), doutorado em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística (2008) e especialização em Matemática para Professores do Ensino Fundamental, a Partir das Séries Iniciais. Professora EBTT do IFSP, Bragança Paulista e atualmente é coordenadora do Projeto de Extensão "Oficinas Pedagógicas e o Laboratório de Ensino de Matemática" e participa do curso de extensão "práticas de ensinar e aprender matemática nos anos iniciais" no Campus Bragança Paulista. Tem interesse na área de ensino de Geometria, Probabilidade e Estatística

Dr.ª Fernanda Cristina Gaspar Lemes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2020), Mestre em Educação pela mesma Instituição (2012). Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP Câmpus de São José do Rio Preto (2009). Atualmente é Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) no campus de São José do Rio Preto, estando à frente da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP). Foi Pedagoga Técnica Administrativa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) tendo atuado nas unidades de Barretos e São Carlos. Foi docente do curso de Licenciatura em Pedagogia na União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo (UNIESP), Unidade de São José do Rio Preto (SP) - (2013 - 2017). Lecionou como Professora de Educação Básica I na Prefeitura municipal de São José do Rio Preto (2012 - 2014). Foi Tutora Virtual do curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil (UAB) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - (2010 - 2016).

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