Reflexiones sobre la BNCC en la formación inicial de profesores de matemáticas: relato de una experiencia

Contenido principal del artículo

Dr.ª Luana Ferrarotto
https://orcid.org/0000-0002-2861-2127
Dr.ª Iracema Hiroko Iramina Arashiro
https://orcid.org/0000-0001-9525-4449
Dr.ª Fernanda Cristina Gaspar Lemes
https://orcid.org/0000-0002-5802-6938

Resumen

La Base Nacional Común Curricular (BNCC) es un documento normativo alineado a las evaluaciones externas en larga escala y a las Directrices de Formación de Profesores (BNC – Formación) de 2019. El análisis de la BNCC es necesario frente a su carácter regulador. Con la intención de problematizar la BNCC en la formación inicial de profesores, se presenta la experiencia realizada, en el 2º semestre de 2021, en el curso de Licenciatura de Matemáticas del Instituto Federal de São Paulo, campus Bragança Paulista. Fue desarrollado en trabajo interdisciplinario, envolviendo los componentes curriculares Laboratorio de Enseñanza de Matemáticas, Organización y Política Educacional y Psicología de la Educación, a partir de la construcción de planes de clase. En las presentaciones de los planes, fue posible discutir sobre el uso de la BNCC sin contextualización y reflexionar sobre la estandarización de los procesos formativos. Se percibe una preocupación de los licenciandos sobre la autonomía en el planeamiento y la valoración del uso de materiales manipulativos, de manera que favorezca a la creatividad.

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Detalles del artículo

Cómo citar
FERRAROTTO, L.; ARASHIRO, I. H. I.; LEMES, F. C. G. . Reflexiones sobre la BNCC en la formación inicial de profesores de matemáticas: relato de una experiencia. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21336.037. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21336. Acesso em: 25 nov. 2024.
Sección
Experiências Pedagógicas
Biografía del autor/a

Dr.ª Luana Ferrarotto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP

Pedagoga pela UNICAMP (2005), com Mestrado (2011) e Doutorado em Educação (2018) pela mesma universidade. Atuou como professora nas redes municipais de Amparo e de Campinas. Na rede municipal de Amparo atuou, ainda, como diretora de escola. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Bragança Paulista. É pesquisadora do Ares (Avaliação e Relações Escolares) do IFSP-Bra. Desenvolve pesquisas sobre avaliação educacional em seus três níveis: avaliação em sala de aula, avaliação externa em larga escala e avaliação institucional.

Dr.ª Iracema Hiroko Iramina Arashiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1988), mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (2002), doutorado em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística (2008) e especialização em Matemática para Professores do Ensino Fundamental, a Partir das Séries Iniciais. Professora EBTT do IFSP, Bragança Paulista e atualmente é coordenadora do Projeto de Extensão "Oficinas Pedagógicas e o Laboratório de Ensino de Matemática" e participa do curso de extensão "práticas de ensinar e aprender matemática nos anos iniciais" no Campus Bragança Paulista. Tem interesse na área de ensino de Geometria, Probabilidade e Estatística

Dr.ª Fernanda Cristina Gaspar Lemes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2020), Mestre em Educação pela mesma Instituição (2012). Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP Câmpus de São José do Rio Preto (2009). Atualmente é Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) no campus de São José do Rio Preto, estando à frente da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP). Foi Pedagoga Técnica Administrativa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) tendo atuado nas unidades de Barretos e São Carlos. Foi docente do curso de Licenciatura em Pedagogia na União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo (UNIESP), Unidade de São José do Rio Preto (SP) - (2013 - 2017). Lecionou como Professora de Educação Básica I na Prefeitura municipal de São José do Rio Preto (2012 - 2014). Foi Tutora Virtual do curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil (UAB) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - (2010 - 2016).

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