A Revista Nova Escola enquanto artefato cultural: possibilidades para abordagens da sexualidade e gênero

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Dr.ª Rita de Cássia Petrenas
https://orcid.org/0000-0001-8116-2607

Resumo

Nesse artigo propomos analisar as reportagens sobre temáticas correlatas à sexualidade, publicadas na revista Nova Escola, nos anos de 2018 e 2019, compreendendo o objeto de pesquisa enquanto artefato cultural. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, utilizando para a análise das reportagens a Análise de Conteúdo Temática. Avaliamos dez reportagens que foi o material encontrado nas revistas sobre a temática pesquisada e podemos afirmar que as temáticas educação sexual, gênero e sexualidades são significativas. Os artigos apresentam uma variedade de assuntos relacionados ao estudo, contudo, observamos que as reportagens seguem as características dos artefatos culturais: textos sucintos, muitas imagens, apontamentos em forma de "receituários", transmitindo a falsa concepção que as mudanças ocorrem de modo simplista, apartadas de reflexões e criticidade.


 

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Detalhes do artigo

Como Citar
PETRENAS, R. de C. A Revista Nova Escola enquanto artefato cultural: possibilidades para abordagens da sexualidade e gênero. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.17680.034. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17680. Acesso em: 5 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr.ª Rita de Cássia Petrenas, Centro Universitário Central Paulista - UNICEP

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Campus Araraquara. Atuou como coordenadora e professora dos anos iniciais da educação básica pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo ( 1988 a 2020). Atualmente é coordenadora e Professora contratada das Faculdades UNICEP Centro Universitário Central Paulista.

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