REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA DE PERÍODO INTEGRAL: ANÁLISE DE UM PROJETO EM DESENVOLVIMENTO NUMA ESCOLA DO INTERIOR PAULISTA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.147166

Conteúdo do artigo principal

Rita de Cássia Petrenas
Priscila Mara de Araujo
Roselaine Ripa

Resumo

A política da escola pública de período integral
se resume na tentativa do sistema educacional público
brasileiro em fortalecer as práticas escolares e valorizar
a formação de um cidadão. Contudo, sua implantação
tem se mostrado de difícil execução, uma vez que envolve
a utilização de muitos recursos financeiros e humanos,
além de formação específica do professor a fim
de conscientizá-lo da função dessa aplicação na escola
para a sociedade. O presente estudo buscou analisar as
concepções de alunos, pais e professores sobre a escola
de tempo integral, cuja política foi implantada em uma
escola do interior paulista desde 1996. A pesquisa foi
realizada em 2006, quando o Projeto atendia duzentos
alunos entre sete e quatorze anos. Questionários foram
elaborados pelos professores e foram estruturados a partir
de questões abertas e fechadas, contemplando tópicos
diferenciados para investigar como os pais, alunos e

professores percebiam as propostas do Projeto e se esse
era valorizado pela comunidade escolar.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
332
Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202635
|

Detalhes do artigo

Como Citar
PETRENAS, R. de C.; ARAUJO, P. M. de; RIPA, R. REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA DE PERÍODO INTEGRAL: ANÁLISE DE UM PROJETO EM DESENVOLVIMENTO NUMA ESCOLA DO INTERIOR PAULISTA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.147166. Olhar de Professor, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 147–166, 2010. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.12i1.147166. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1567. Acesso em: 31 mar. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo