REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA DE PERÍODO INTEGRAL: ANÁLISE DE UM PROJETO EM DESENVOLVIMENTO NUMA ESCOLA DO INTERIOR PAULISTA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.147166

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Rita de Cássia Petrenas
Priscila Mara de Araujo
Roselaine Ripa

Resumo

A política da escola pública de período integral
se resume na tentativa do sistema educacional público
brasileiro em fortalecer as práticas escolares e valorizar
a formação de um cidadão. Contudo, sua implantação
tem se mostrado de difícil execução, uma vez que envolve
a utilização de muitos recursos financeiros e humanos,
além de formação específica do professor a fim
de conscientizá-lo da função dessa aplicação na escola
para a sociedade. O presente estudo buscou analisar as
concepções de alunos, pais e professores sobre a escola
de tempo integral, cuja política foi implantada em uma
escola do interior paulista desde 1996. A pesquisa foi
realizada em 2006, quando o Projeto atendia duzentos
alunos entre sete e quatorze anos. Questionários foram
elaborados pelos professores e foram estruturados a partir
de questões abertas e fechadas, contemplando tópicos
diferenciados para investigar como os pais, alunos e

professores percebiam as propostas do Projeto e se esse
era valorizado pela comunidade escolar.

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Como Citar
PETRENAS, R. de C.; ARAUJO, P. M. de; RIPA, R. REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA DE PERÍODO INTEGRAL: ANÁLISE DE UM PROJETO EM DESENVOLVIMENTO NUMA ESCOLA DO INTERIOR PAULISTA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.147166. Olhar de Professor, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 147–166, 2010. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.12i1.147166. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1567. Acesso em: 5 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo