Tópicos de Geometria no Ensino fundamental: um olhar para coleções de livros didáticos norteados pela Base Nacional Comum Curricular

Conteúdo do artigo principal

Doutoranda Renata Camargo dos Passos Barros
https://orcid.org/0000-0002-5845-8482
Doutoranda Cristiane dos Santos Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-2308-7490
Dr. André Luis Andrejew Ferreira
https://orcid.org/0000-0001-6353-4665

Resumo

Este estudo buscou analisar de que maneira os objetivos de aprendizagem relacionados à Unidade Temática Geometria, propostos no documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para o Ensino Fundamental, estão dispostos nas coleções de Livros Didáticos aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático. Para as análises foram selecionadas as coleções - Ápis” e “A Conquista da Matemática”, adotadas na rede municipal de ensino da cidade de Maringá-Paraná, e na rede estadual de ensino do mesmo estado. De abordagem qualitativa e de cunho documental, foi utilizada a Análise de Conteúdo nas análises. Os resultados revelam que os objetivos de aprendizagem propostos pela BNCC em relação à Geometria Plana e Espacial, são explorados com maior ênfase na coleção dos anos iniciais em comparação à coleção dos anos finais, ao estabelecer os objetos de conhecimento para o ensino fundamental. Este estudo traz um alerta a respeito do tratamento acerca dos tópicos de Geometria elencados pela BNCC, quanto às competências e habilidades e aos Objetivos de Aprendizagem, na medida em que evidenciamos uma discrepância em relação à abordagem e exploração das relações entre figuras espaciais e planas, propostas pelo documento nas coleções aqui analisadas.

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Detalhes do artigo

Como Citar
BARROS, R. C. dos P. .; OLIVEIRA, C. dos S.; FERREIRA, A. L. A. . Tópicos de Geometria no Ensino fundamental: um olhar para coleções de livros didáticos norteados pela Base Nacional Comum Curricular. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–27, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20423.067. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20423. Acesso em: 26 dez. 2024.
Seção
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto das reformas educacionais
Biografia do Autor

Doutoranda Renata Camargo dos Passos Barros, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM/UNESPAR. Licenciatura plena em Matemática com habilitação em Física pela Universidade Estadual de Maringá. Professora na rede privada de ensino. Especialização em Educação Matemática e Ciências pela UTFPR - Londrina. Possui experiência na área de Matemática com ênfase: Produção de Vídeos, Laboratório de Ensino de Matemática, GeoGebra e cenários animados, Scratch e atividades lúdicas que possibilitem o aprendizado da Matemática.

Doutoranda Cristiane dos Santos Oliveira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Educação Matemática (PRPGEM/UNESPAR). Doutoranda em Educação Matemática (PECEM/UEL).

Dr. André Luis Andrejew Ferreira, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (Conceito 7 ? CAPES) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS em 2010. É pós-doutor em Educação Matemática (Conceito 6 - CAPES) pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro-SP. É Professor Associado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde atua no Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional - e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - Mestrado Acadêmico, ambos da UFPel. É pesquisador nas áreas de EaD, Tecnologias Digitais, Vídeos Digitais para o ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica e Superior.

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