A profissão docente: uma abordagem a partir da formação continuada

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Dr. Reginaldo Leandro Placido
https://orcid.org/0000-0001-5608-2621
Dr.ª Ivonete Telles Medeiros Placido
https://orcid.org/0000-0002-1793-418X
Dr. Simão Alberto
https://orcid.org/0000-0002-7838-7247

Resumo

Este trabalho aborda a profissão docente a partir da formação continuada na perspectiva da práxis educativa, enquanto formação reflexiva. A temática fundamenta-se em reflexão teórica, balizada em pesquisa bibliográfica que permeia o diálogo com teóricos clássicos da educação contemporânea, sobretudo que apresentam questões sobre a formação da identidade docente na relação com a formação continuada. Nesse sentido, este texto problematiza a discussão da formação pedagógica, chamando a atenção para a valorização da práxis docente, as iniciativas dos sujeitos (educador e educandos) e o saber-fazer pedagógico, bem como o resgate da identidade da profissão docente. Indica, ainda, que a formação contínua dos professores deve ser assumida pelas políticas públicas, como importante estratégia no âmago da profissão docente e do compromisso da escola.


 

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Detalhes do artigo

Como Citar
PLACIDO, R. L.; PLACIDO , I. T. M.; ALBERTO, S. A profissão docente: uma abordagem a partir da formação continuada. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.16417.036. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16417. Acesso em: 13 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr. Reginaldo Leandro Placido, Instituto Federal Catarinense - IFC

Doutor em Educação. Professor do Instituto Federal Catarinense (IFC), no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica.

Dr.ª Ivonete Telles Medeiros Placido, Centro Universitário Leonardo Da Vinci

Doutora em Administração. Professora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), no Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Professora do Centro Universitário Leonardo Da Vinci.

Dr. Simão Alberto, Instituto Federal Catarinense - IFC

Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Assis (2000), Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná (2001), Bacharel  em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná (2013), Bacharel em Psicanálise Clinica pela Escola Superior de Psicanálise Clínica do Rio de Janeiro (1997), especialização em Psicopedagogia (2002), mestrado em Psicologia Pastoral pela Faculdade de Teologia Filadélfia (1998), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Professor Efetivo do Instituto Federal Catarinense e atua nos seguintes temas: formação de professores; paradigmas de ensino; professor leigo; situações-limites; prática docente; paradigmas; tecnologias na educação; formação de docente; identidade profissional; formação e formação de professores de séries iniciais, Ensino Médio e Ensino Superior.

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