A profissão docente: uma abordagem a partir da formação continuada

Conteúdo do artigo principal

Dr. Reginaldo Leandro Placido
https://orcid.org/0000-0001-5608-2621
Dr.ª Ivonete Telles Medeiros Placido
https://orcid.org/0000-0002-1793-418X
Dr. Simão Alberto
https://orcid.org/0000-0002-7838-7247

Resumo

Este trabalho aborda a profissão docente a partir da formação continuada na perspectiva da práxis educativa, enquanto formação reflexiva. A temática fundamenta-se em reflexão teórica, balizada em pesquisa bibliográfica que permeia o diálogo com teóricos clássicos da educação contemporânea, sobretudo que apresentam questões sobre a formação da identidade docente na relação com a formação continuada. Nesse sentido, este texto problematiza a discussão da formação pedagógica, chamando a atenção para a valorização da práxis docente, as iniciativas dos sujeitos (educador e educandos) e o saber-fazer pedagógico, bem como o resgate da identidade da profissão docente. Indica, ainda, que a formação contínua dos professores deve ser assumida pelas políticas públicas, como importante estratégia no âmago da profissão docente e do compromisso da escola.


 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PLACIDO, R. L.; PLACIDO , I. T. M.; ALBERTO, S. A profissão docente: uma abordagem a partir da formação continuada. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.16417.036. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16417. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr. Reginaldo Leandro Placido, Instituto Federal Catarinense - IFC

Doutor em Educação. Professor do Instituto Federal Catarinense (IFC), no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica.

Dr.ª Ivonete Telles Medeiros Placido, Centro Universitário Leonardo Da Vinci

Doutora em Administração. Professora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), no Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Professora do Centro Universitário Leonardo Da Vinci.

Dr. Simão Alberto, Instituto Federal Catarinense - IFC

Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Assis (2000), Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná (2001), Bacharel  em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná (2013), Bacharel em Psicanálise Clinica pela Escola Superior de Psicanálise Clínica do Rio de Janeiro (1997), especialização em Psicopedagogia (2002), mestrado em Psicologia Pastoral pela Faculdade de Teologia Filadélfia (1998), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Professor Efetivo do Instituto Federal Catarinense e atua nos seguintes temas: formação de professores; paradigmas de ensino; professor leigo; situações-limites; prática docente; paradigmas; tecnologias na educação; formação de docente; identidade profissional; formação e formação de professores de séries iniciais, Ensino Médio e Ensino Superior.

Referências

ALBERTO, S.; PLACIDO, P. L.; PLACIDO, I. T. M. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA PRAXIS DOCENTE / CONTINUING TEACHER TRAINING: AN APPROACH FROM THE TEACHING PRAXIS. Revista Dynamis, [S.l.], v. 27, n. 2, p. 82-100, set. 2021. ISSN 1982-4866. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p82-100.

ALBERTO, S.; PLÁCIDO, R. L.; PLÁCIDO, I. T. M. A formação docente e o tecnicismo pedagógico: um desafio para a educação contemporânea. RIAEE–Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp. 2, p. 1652-1668, ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13837. Acesso em: 27 mar. 2022.

ALBERTO, S.; TESCAROLO, Ricardo. A formação docente e a formação continuada. Curitiba, EDUCERE, 2009.

ALVES, L. M. S., PLACIDO, R. L., FARIA, F. P., ROHR, M. L. (2019). Retalhos de experiências exitosas em Educação Profissional e Tecnológica. Debates em Educação, v. 11, n. 24, 564-585. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p564-585 Acesso em: 28 mar. 2022

ARROYO, M. Ofício de mestre, imagem e auto-imagem. Petrópolis: Vozes, 10ª ed., 2008.

BEHRENS, M. A. A evolução dos paradigmas na educação: do pensamento científico tradicional da complexidade. In: Revista Diálogo Educacional: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007.

CAMPOS, C. M. Saberes docentes e autonomia dos professores. Petrópolis: Vozes, 2007.

CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.

CARDOSO, C. A canção da inteireza: uma visão holística da educação. São Paulo: Summus, 1995.

COSTA NETO, A.. Paradigmas em Educação no Novo Milênio. 2. ed. Goiânia: Kelps, 2003.

DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC UNESCO, 2004.

FIGARO, R. O mundo do trabalho e as organizações: abordagens discursivas de diferentes significados. Organicom, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 90-100, 2008. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138986. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138986. Acesso em: 23 ago., 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 44. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para a formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/vBFnySRRBJFSNFQ7gthybkH/abstract/?lang=pt Acesso em: 20 mar., 2022.

GHEDIN, E; PIMENTA, S. G. (Orgs). Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia crítica. In: Professor reflexivo no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

HAYDT, R. C. Curso de didática geral. 8 ed. São Paulo: Ática, 2006.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Política de currículo no Brasil e em Portugal. Porto: PROFEDIÇÕES, 2008.

LÜDKE, M.; BOING, L. A. O trabalho docente nas páginas de educação & sociedade em seus (quase) 100 números. In: Revista Educação e Sociedade. Campinas: Unicamp, v. 28, n. 100 - Out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/G5bNChB6MwkQCGk4SVRCBHG/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 15 mar., 2022.

MARCELO GARCIA, C. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

MASETTO, M. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1994.

MEIRIEU, P. Aprender... sim, mas como? Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2004.

NÓVOA, A. (Org.). Vida de professores. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

PARO, V. H. O conselho de escola na democracia da gestão escolar. In: BICUDO, M.A.V; SILVA JÚNIOR, C.A. (Orgs.). Formação do educador e avaliação educacional: organização da escola e do trabalho pedagógico. São Paulo: Unesp, v. 3, p. 109-118, 1999.

PEREIRA, L. L.S; MARTINS, Z. I. Oliveira. A identidade e a crise do profissional docente. In: Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília: Plano Editora, 2002.

PIMENTA, S. G. Formação de professores - Saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72- 89, 1996. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33579 Acesso em: 20 mar, 2022.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L.G.C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.

PLACIDO, R. L., ALBERTO; PLACIDO S., MEDEIROS, I.V. A docência e a formação continuada: um compromisso no exercício da profissão. Revista Formação@Docente, Belo Horizonte: Editora Izabela Hendrix, v. 13, n.1, p. 30-53, 2021. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas-izabela/index.php/fdc/article/view/2161 Acesso em: 10 mar. 2022.

PLACIDO, R. L.; DE LUCCA, A. G.; SOUZA, G. C. Uma proposta didática para o ensino de química: a aplicação do jogo químicasa. Revista Formação@Docente, Belo Horizonte: Editora Izabela Hendrix, v. 10, n. 1, p. 89-110, 2018. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas-izabela/index.php/fdc/article/view/1682 Acesso em: 10 mar. 2022.

SAVIANI, D. Pedagogias: o espaço da educação na universidade. In: Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 37, n. 130, 2007.

SCHMIED-KOWARZIK, W. Pedagogia Dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1983.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 10 ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.

SÁNCHEZ VÁZQUES, A. Filosofía de la praxis. Buenos Aires: Consejo Lationamericano de Ciencias Sociales - CLACSO: São Paulo: Expressão Populoar, 2011.

VEIGA, I. P. A Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2008.