O descumprimento da lei de criação dos Institutos Federais e a oferta de cursos na categoria “outros” no IFSP: uma tentativa de elitização do ensino?

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Mestranda Evelyn Rayani Dias de Araújo
https://orcid.org/0000-0002-4761-788X
Liliane Longo
https://orcid.org/0000-0002-8716-0669
Mestre Eduardo Rogério Gonçalves
https://orcid.org/0000-0002-7068-7456
Dr. Ivair Fernandes de Amorim
https://orcid.org/0000-0003-4898-6334

Resumo

Este trabalho traz uma versão sobre a educação superior no cenário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), discutindo o viés elitista da trajetória desse nível de ensino no Brasil. Partindo da pesquisa documental acerca da Lei de Criação dos Institutos Federais e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), foram feitas análises a respeito dos balizadores de formação de professores (FOR-20) e cursos técnicos (TEC-50). Adiante, os estudos voltaram-se para a categoria “Outros”, a qual não é prevista pela Lei de Criação dos Institutos, mas que está fortemente presente nas categorias de cursos oferecidos nos câmpus do IFSP. Com uma abordagem quali-quantitativa, obtiveram-se resultados explícitos que os câmpus do IFSP extrapolam a porcentagem máxima estabelecida, por exclusão, para a categoria “Outros”. Com a análise documental feita durante a pesquisa, foi possível notar que os câmpus não precisam ofertar cursos que que se enquadram nessa categoria, e sim cumprir o mínimo de 70% das vagas para os balizadores FOR-20 e TEC-50 previstos por Lei, salientando que a extrapolação da distribuição de vagas para “Outros” prejudica diretamente a oferta de vagas para as licenciaturas e/ou cursos técnicos. Com base nos resultados, tendo em vista a extrapolação de uma categoria que prioriza a implantação de cursos de cunho elitista, foi possível retratar que a elitização está presente no IFSP.

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Como Citar
ARAÚJO, E. R. D. de; LONGO, L.; GONÇALVES, E. R.; AMORIM, I. F. de. O descumprimento da lei de criação dos Institutos Federais e a oferta de cursos na categoria “outros” no IFSP: uma tentativa de elitização do ensino?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–21, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.18220.050. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/18220. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Mestranda Evelyn Rayani Dias de Araújo, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Campus São José do Rio Preto

Licenciada em Física pelo IFSP – Campus Votuporanga. Mestranda do Programa de Biofísica Molecular da Instituto de Biociência, Letras e Ciências Exatas da UNESP – Campus São José de Rio Preto.

Liliane Longo, Instituto Federal de São Paulo - IFSP Campus Votuporanga

Licenciada em Física pelo IFSP – Campus Votuporanga.

Mestre Eduardo Rogério Gonçalves, Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Mestre em Biofísica Molecular. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – Área: Física.

Dr. Ivair Fernandes de Amorim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - câmpus Votuporanga

Doutor em Educação Escolar. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – Área: Educação/Pedagogia.

Referências

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