O descumprimento da lei de criação dos Institutos Federais e a oferta de cursos na categoria “outros” no IFSP: uma tentativa de elitização do ensino?

Conteúdo do artigo principal

Mestranda Evelyn Rayani Dias de Araújo
https://orcid.org/0000-0002-4761-788X
Liliane Longo
https://orcid.org/0000-0002-8716-0669
Mestre Eduardo Rogério Gonçalves
https://orcid.org/0000-0002-7068-7456
Dr. Ivair Fernandes de Amorim
https://orcid.org/0000-0003-4898-6334

Resumo

Este trabalho traz uma versão sobre a educação superior no cenário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), discutindo o viés elitista da trajetória desse nível de ensino no Brasil. Partindo da pesquisa documental acerca da Lei de Criação dos Institutos Federais e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), foram feitas análises a respeito dos balizadores de formação de professores (FOR-20) e cursos técnicos (TEC-50). Adiante, os estudos voltaram-se para a categoria “Outros”, a qual não é prevista pela Lei de Criação dos Institutos, mas que está fortemente presente nas categorias de cursos oferecidos nos câmpus do IFSP. Com uma abordagem quali-quantitativa, obtiveram-se resultados explícitos que os câmpus do IFSP extrapolam a porcentagem máxima estabelecida, por exclusão, para a categoria “Outros”. Com a análise documental feita durante a pesquisa, foi possível notar que os câmpus não precisam ofertar cursos que que se enquadram nessa categoria, e sim cumprir o mínimo de 70% das vagas para os balizadores FOR-20 e TEC-50 previstos por Lei, salientando que a extrapolação da distribuição de vagas para “Outros” prejudica diretamente a oferta de vagas para as licenciaturas e/ou cursos técnicos. Com base nos resultados, tendo em vista a extrapolação de uma categoria que prioriza a implantação de cursos de cunho elitista, foi possível retratar que a elitização está presente no IFSP.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ARAÚJO, E. R. D. de; LONGO, L.; GONÇALVES, E. R.; AMORIM, I. F. de. O descumprimento da lei de criação dos Institutos Federais e a oferta de cursos na categoria “outros” no IFSP: uma tentativa de elitização do ensino?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–21, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.18220.050. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/18220. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Mestranda Evelyn Rayani Dias de Araújo, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Campus São José do Rio Preto

Licenciada em Física pelo IFSP – Campus Votuporanga. Mestranda do Programa de Biofísica Molecular da Instituto de Biociência, Letras e Ciências Exatas da UNESP – Campus São José de Rio Preto.

Liliane Longo, Instituto Federal de São Paulo - IFSP Campus Votuporanga

Licenciada em Física pelo IFSP – Campus Votuporanga.

Mestre Eduardo Rogério Gonçalves, Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Mestre em Biofísica Molecular. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – Área: Física.

Dr. Ivair Fernandes de Amorim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - câmpus Votuporanga

Doutor em Educação Escolar. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – Área: Educação/Pedagogia.

Referências

AMORIM, I. F. GONÇALVES, E. R. O papel da disciplina de prática de ensino em cursos de licenciatura: o caso da licenciatura em física do IFSP - campus Votuporanga. 2020. Disponível em: https://cbepf.com.br/cbepf2020/anais/index.php?t=TC2020314997310#. Acesso em: 25 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.63021110617

ANDRADE, C. Y. Acesso ao ensino superior no Brasil: equidade e desigualdade social. 2012. Ensino Superior Unicamp. Campinas. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/acesso-ao-ensino-superior-no-brasil-equidade-e-desigualdade-social. Acesso em: 26 jan. 2021.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa. Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/constituicao-federal.asp. Acesso em: 26 jan. 2021.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc95.htm. Acesso em: 26 jan. 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 jan. 2021.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 26 jan. 2021.

CUNHA, Luiz Antônio. A universidade temporã; Da colônia à era Vargas. Rio de Janeiro: Ed. Francisco Alves, 1986.

FILHO, J. M. A "elitização" da universidade pública: um número cada vez maior de estudantes supera condições socioeconômicas que são desfavoráveis. Folha de São Paulo. São Paulo, 3 abr. 1998. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz03049809.htm. Acesso em: 26 jan. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. São Paulo: IFSP, 2019. Disponível em: https://drive.ifsp.edu.br/s/yxtwKgEYfZs4ZCg. Acesso em: 25 jan. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Enade 2018 Resultados e Indicadores. Brasília: Inep, 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/apresentacao/2019/apresentacao_coletiva_resultados_enade.pdf. Acesso em: 01 de jan. 2021.

RINESI, E. Universidade reflexiva e cidadania crítica. In: SANTOS, G. (Org.). Universidade, Formação, Cidadania. São Paulo: Cortez, 2001, p. 87-98.

SANTOS, M. G. dos. Universidade contemporânea: elitização e influência do ideário neoliberal. IV Colóquio Internacional: Educação e Contemporaneidade. 2012. São Cristóvão. Disponível em: http://educonse.com.br/2012/eixo_13/PDF/42.pdf. Acesso em: 26 jan. 2021.

SIQUEIRA, A. C. As novas relações entre a universidade e a sociedade brasileira na era da revolução científico-tecnológica: o saber (poder) em disputa. 1995. Anped. Caxambu. Disponível em: http://www.anped11.uerj.br/18/SIQUEIRA.htm. Acesso em: 26 jan. 2021.

ZAGO, N. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 226-237. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000200003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 26 jan. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000200003