A curricularização da extensão na formação docente: aproximações e contradições para uma praxis emancipadora

Conteúdo do artigo principal

Doutoranda Adrielle Nara Serra Bezerra
https://orcid.org/0000-0001-9391-8547
Doutoranda Francisca Márcia Lima de Sousa
https://orcid.org/0000-0002-0588-6651
Dr. Anselmo Alencar Colares
https://orcid.org/0000-0002-1767-5640

Resumo

O artigo tem como objeto de estudo a estratégia 12.7 do Plano Nacional de Educação, a qual instituiu que no mínimo 10% da carga horária dos cursos de graduação devem ser destinados à extensão universitária, o que desafia as instituições de ensino superior a repensarem suas concepções extensionistas, historicamente marcadas por ações assistencialistas e pela ausência nos currículos dos cursos superiores. Objetivou-se dimensionar as tensões que acompanham a trajetória da extensão no Brasil e elucidar as possibilidades de sua integração à formação de professores pela praxis emancipadora. A pesquisa, de cunho bibliográfico, sintetizou reflexões acerca da história da extensão universitária brasileira e demonstrou que, ao integrar-se aos currículos das licenciaturas, a extensão amplia as possibilidades para uma formação docente crítica e comprometida com a transformação social. É urgente, entretanto, propor interações, fundamentadas na praxis extensionista, que reforcem sua legitimidade enquanto ação indispensável à plena realização da universidade como instrumento emancipatório.

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Detalhes do artigo

Como Citar
BEZERRA, A. N. S.; SOUSA, F. M. L. de .; COLARES, A. A. A curricularização da extensão na formação docente: aproximações e contradições para uma praxis emancipadora. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–22, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20879.072. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20879. Acesso em: 21 dez. 2024.
Seção
Caderno temático "As reformas educacionais no Ensino Superior"
Biografia do Autor

Doutoranda Adrielle Nara Serra Bezerra, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - PGEDA. Possui Mestrado em Recursos Naturais da Amazônia (Ciências Ambientais) pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2013). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Oeste do Pará.

Doutoranda Francisca Márcia Lima de Sousa, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA).Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará; Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (2006). Pós-Graduação em Língua e Literatura pela Universidade Federal do Pará e Graduação em Secretariado Executivo na UNINTER. Atualmente é Secretária Executiva da Universidade Federal do Oeste do Pará, atuou como Chefe Substituta de Gabinete do Reitor e Assessora de Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, Professora Assistente (tutora/monitora) do Curso de Aperfeiçoamento a Escola e a Cidade: políticas públicas educacionais,( nível Pós-Graduação) da UFOPA e professora da educação básica da rede municipal de ensino do município de Santarém-Pará . Tem experiência na área de Educação, Letras e Secretariado Executivo, Docente no Programa Projovem Urbano nas áreas de Língua Portuguesa e Informática.

Dr. Anselmo Alencar Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) no Instituto de Ciências da Educação (ICED), curso de Pedagogia. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFOPA) e do Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA/UFOPA). Pós-doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Doutor e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Especialista em Ensino Superior pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista produtividade em pesquisa CNPq. Editor-executivo da Revista Exitus do PPGE/UFOPA. Membro do conselho editorial da Editora Navegando. Membro do corpo editorial científico nacional da Revista HISTEDBR on-line e de diversos periódicos qualificados. Coordenador do Projeto de Pesquisa História e memória da educação escolar na Amazônia. Avaliador de instituições e de cursos pelo INEP/MEC desde 2008. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR, UFOPA). Presidente da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS). Sócio fundador do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHG-Tap). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Sociedade de Educação Comparada (SBEC). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia - Doutorado Acadêmico (Associação em Rede - Polo Santarém/UFOPA (2019/2020). Coordenador do Programa de Pós-graduação do ICED/UFOPA (2011-2012). Coordenador do Doutorado Interinstitucional UNICAMP/UFOPA (2012-2013). Vice-reitor da UFOPA (2014-2017). Tem experiência na área administrativa, no ensino e na pesquisa, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da educação na Amazônia; política educacional; formação de professores.

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