O professor-pesquisador-reflexivo: debate acerca da formação de sua prática. Doi: 10.5212/OlharProfr.v.14i1.0009
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Resumo
O presente artigo tem como fi nalidade analisar a necessidade da formação da prática do professor-pesquisador-refl exivo. Objetiva refl etir o processo da formação da prática do professor, tanto a pautada na racionalidade técnica quanto a norteada na epistemologia da prática. Compreendemos que a formação da prática do professor-pesquisador-reflexivo tem como fundamento o diálogo ininterrupto com as outras ciências. A refl exão, a pesquisa e o ensino estão sendo problematizados e (re)construídos pela práxis docente investigativa, à medida que (re)pensam e (re)constróem a complexidade da vida, isto é, do texto-contexto. Educar, nesta concepção, é, sobretudo, por um lado, desconstruir a racionalidade técnica e, por outro lado, construir a epistemologia da práxis investigativa do professorado. Além disso, é estar indignando-se e intervindo no mundo para transformá-lo e torná-lo mais justo e humano.
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