O professor-pesquisador-reflexivo: debate acerca da formação de sua prática. Doi: 10.5212/OlharProfr.v.14i1.0009

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Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
Tadeu Oliver Gonçalves
Anselmo Alencar Colares
Jacinto Pedro P. Leão

Resumo

O presente artigo tem como fi nalidade analisar a necessidade da formação da prática do professor-pesquisador-refl exivo. Objetiva refl etir o processo da formação da prática do professor, tanto a pautada na racionalidade técnica quanto a norteada na epistemologia da prática. Compreendemos que a formação da prática do professor-pesquisador-reflexivo tem como fundamento o diálogo ininterrupto com as outras ciências. A refl exão, a pesquisa e o ensino estão sendo problematizados e (re)construídos pela práxis docente investigativa, à medida que (re)pensam e (re)constróem a complexidade da vida, isto é, do texto-contexto. Educar, nesta concepção, é, sobretudo, por um lado, desconstruir a racionalidade técnica e, por outro lado, construir a epistemologia da práxis investigativa do professorado. Além disso, é estar indignando-se e intervindo no mundo para transformá-lo e torná-lo mais justo e humano.

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Como Citar
COLARES, M. L. I. S.; GONÇALVES, T. O.; COLARES, A. A.; LEÃO, J. P. P. O professor-pesquisador-reflexivo: debate acerca da formação de sua prática. Doi: 10.5212/OlharProfr.v.14i1.0009. Olhar de Professor, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 151–156, 2012. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i1.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3490. Acesso em: 31 maio. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo

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