Algumas provocações sobre aprendizagem (e para além) para uma experiência docente em arte
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Resumo
Este artigo trata de uma experiência docente advinda de uma pesquisa finalizada de Mestrado em Artes Visuais, em que foi discutido sobre a poética na docência como proposta teórica para a sala de aula escolar a partir da prática do sujeito nomeado como “artista-professor”. Aqui, pretende-se fazer algumas provocações sobre a linguagem da educação, especificamente no que concerne a questões sobre aprendizagem, articulando a poética na docência a elas e apresentando a experiência docente aplicada em sala de aula escolar, com estudantes de quintos anos de um colégio privado confessional cristão, por meio de uma prática educativa que teve como temática a Arte Moderna, restrita à Arte Abstrata. Como fundamentação teórico-metodológica serão utilizadas as vozes de autores como Biesta (2013), Larrosa (2015), Barros (1994), Arendt (2010; 2016), Kohan (2013), Osinski (2001) e Duarte Jr. (2000). Por fim, foi reconhecido que a arte abstrata possui características distintas e que há nela o pensamento da arte proposto pelo “artista-professor”, sujeito desvelado na pesquisa de mestrado.
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