Palavra falada, diálogo e escuta freireanos: contribuições à compreensão dos saberes dos estudantes da EJA
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Resumo
Neste artigo discutimos sobre como a escuta dos saberes dos jovens, adultos e idosos podem contribuir para os professores construírem práticas curriculares mais próximas das realidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nele apresentamos as narrativas de João e Dona Anita, que são analisadas à luz da palavra falada, do diálogo e da escuta atenta freireanos. João apresenta uma matemática ligada aos saberes construídos no trabalho, e outra, ligada à sua vida de estudante. Dona Anita traz uma vida atravessada pelas questões de gênero, e narra ter conhecido as letras no trânsito entre sua casa e o trabalho. Os resultados reiteram a ideia freireana de que esses sujeitos chegam à escola com saberes construídos em suas experiências, não sendo, portanto, caixas vazias ou sujeitos analfabetos. Concluímos reforçando a atualidade do pensamento de Paulo Freire, sobretudo, quanto ao diálogo para a construção de uma educação crítica, democrática e libertadora.
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