O presente é a gentileza: a imaginação na leitura e produção de imagens na Educação Infantil

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Rayffi Gumercindo Pereira de Souza
https://orcid.org/0000-0002-3845-1259
Gabrielle de Lima Sousa
https://orcid.org/0000-0002-5862-1294
Dr.ª Gilvânia Maurício Dias de Pontes
https://orcid.org/0000-0001-9584-5409

Resumo

Este artigo examina um relato de experiência sobre as vivências de crianças de 4 e 5 anos com as linguagens das artes visuais em uma instituição de Educação Infantil, mediadas por um professor e uma professora. O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do modo como a apreciação de obras de Arte Contemporânea e a produção de imagens por crianças se inter-relacionam, considerando a mediação docente e o protagonismo infantil. A metodologia se estrutura em torno de um relato de experiência, fundamentado na observação de demandas relacionais de crianças, na apreciação do audiovisual Cuerdas, concebido como produção de Arte Contemporânea, e na proposição de outras vivências com a arte. Os resultados demonstram que as crianças, ao apreciarem o vídeo, atribuíram sentidos espontaneamente a ele, relacionando-o à temática da gentileza. A partir dessa experiência, os docentes propuseram uma nova vivência, na qual as crianças construíram imagens por meio de desenhos, pinturas e colagens, como forma de presentearem uns aos outros. As conclusões sugerem que tais experiências favorecem o desenvolvimento de interfaces significativas entre Arte Contemporânea, leitura/produção de imagens e infâncias, além de promoverem o protagonismo e a imaginação como aspectos essenciais para a edificação de sentidos e saberes na vida das crianças.

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Detalhes do artigo

Como Citar
SOUZA, R. G. P. de .; SOUSA, G. de L.; PONTES, G. M. D. de. O presente é a gentileza: a imaginação na leitura e produção de imagens na Educação Infantil. Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.24296.005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24296. Acesso em: 2 abr. 2025.
Seção
Crianças, jogo e imaginação: percursos inventivos (com e) através da arte contemporânea
Biografia do Autor

Rayffi Gumercindo Pereira de Souza, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Educação e licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande. Professor na Unidade Acadêmica de Educação Básica (UAEB/CAp - UFCG), atuando com crianças na Creche e Pré-Escola, coordenando o setor de Pesquisa e Extensão (Biênio 2023 - 2025) e supervisionando o Programa Institucional Bolsista de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Seus temas de estudo e pesquisa relacionam-se à Educação Infantil em contextos plurais, destacando-se as temáticas sobre o campo, currículo e gênero. É vinculado aos grupos de estudos e pesquisas: GRÃO/UFCG/CNPq, GEDI/UFPB/CNPq e HOME/Interinstitucional. Também compõe o Fórum do Agreste Paraibano de Educação Infantil (FAPEI).E-mail: rayffi.ufcg@gmail.com

Gabrielle de Lima Sousa, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Professora efetiva na Unidade Acadêmica de Educação Infantil da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande- UFCG (2020). Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2016).Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba- UEPB (2011). Integrante do Fórum do Agreste Paraibano de Educação Infantil - FAPEI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Letramento literário e Educação inclusiva.

Dr.ª Gilvânia Maurício Dias de Pontes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora Titular da UFRN lotada no Núcleo de Educação da Infância (NEI/CAp/UFRN). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de Pesquisa: Arte, Linguagem e Currículo. Defendeu tese sobre as experiências estéticas na formação de professores da infância. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com pesquisa sobre as dimensões da arte na Educação Infantil. Especialista em Administração Educacional pela UFRN.). Aluna da Especialização em Consciência Corporal Saúde e Qualidade de Vida. Realizou estágio pós-doutoral no Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS, desenvolvendo estudos sobre a mediação docente e a abordagem das artes visuais na Educação Infantil. Tem experiência com formação de professores no campo da Arte/Educação, Educação Física e infância. - Coordena o Grupo de Pesquisa Arte e Infância (UFRN). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (GEARTE). 

Referências

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