O estágio de docência na Educação Infantil vem se constituindo como privilegiado espaço de articulação teórico-prática, mas também, como lugar no qual se dá sentido ao ser professor na relação com crianças. Essa aproximação permite aos acadêmicos do Curso de Pedagogia uma retomada dos conhecimentos construídos ao longo do curso de formação inicial que auxiliam a pensar a criança, a instituição educativa e as práticas pedagógicas observadas e vividas. O estágio, assim, torna-se uma possibilidade de reflexão e experiência, lugar de conhecimento, diálogo e constituição de identidade profissional. Neste sentido, o estágio produz eco e transforma tanto o professor em formação, quanto a criança, tendo alcance no cotidiano da Educação Infantil, cotidiano este que inspira, instiga e se modifica pela relação do acadêmico com as crianças, as professoras e com as práticas pedagógicas.

Publicado: 2019-12-17

Nas veredas do estágio docente: (re)aprender a olhar

Luciana Esmeralda Ostetto, Marta Nidia Varella Gomes Maia

1-14

Observações estagiais com bebês

Claudionor Renato da Silva, Adrielle de Sena Cardoso Rodrigues, Carleidy Batista Tavares

1-15

O estágio supervisionado na Educação Infantil: uma relação dialética entre teoria e prática

Denize Cristina Kaminski Ferreira, Cláudia Alessandra Gregório, Kátia Cristina Sommer Schmidt

1-13

O recreio na perspectiva das crianças

Fabiana de Oliveira, Tuane Francelino Araújo

1-16