O estágio de docência na Educação Infantil vem se constituindo como privilegiado espaço de articulação teórico-prática, mas também, como lugar no qual se dá sentido ao ser professor na relação com crianças. Essa aproximação permite aos acadêmicos do Curso de Pedagogia uma retomada dos conhecimentos construídos ao longo do curso de formação inicial que auxiliam a pensar a criança, a instituição educativa e as práticas pedagógicas observadas e vividas. O estágio, assim, torna-se uma possibilidade de reflexão e experiência, lugar de conhecimento, diálogo e constituição de identidade profissional. Neste sentido, o estágio produz eco e transforma tanto o professor em formação, quanto a criança, tendo alcance no cotidiano da Educação Infantil, cotidiano este que inspira, instiga e se modifica pela relação do acadêmico com as crianças, as professoras e com as práticas pedagógicas.

Publicado: 17-12-2019

Nas veredas do estágio docente: (re)aprender a olhar

Luciana Esmeralda Ostetto, Marta Nidia Varella Gomes Maia

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DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0005
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0003
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0004
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0002
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0006
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0001
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0007

Observações estagiais com bebês

Claudionor Renato da Silva, Adrielle de Sena Cardoso Rodrigues, Carleidy Batista Tavares

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DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0008

O estágio supervisionado na Educação Infantil: uma relação dialética entre teoria e prática

Denize Cristina Kaminski Ferreira, Cláudia Alessandra Gregório, Kátia Cristina Sommer Schmidt

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DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0011
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0015
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0017
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0018
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0010
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0012
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0013
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0014

O recreio na perspectiva das crianças

Fabiana de Oliveira, Tuane Francelino Araújo

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DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0009
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0019
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0020
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0022
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0016
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0023
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0024
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0021