O empreendedorismo de si e a Base Nacional Comum Curricular (BCNN): reflexões a partir do campo da Educação

Conteúdo do artigo principal

Doutorando Francisco Varder Braga Junior
https://orcid.org/0000-0002-8189-5648
Dr.ª Betina Hillesheim
https://orcid.org/0000-0001-9486-5459

Resumo

O objetivo deste artigo é buscar entender como o discurso neoliberal pode produzir sujeitos empreendedores mediante práticas educativas, seus efeitos e possíveis riscos. Para analisar essa questão, foram usadas as ferramentas conceituais: risco, dispositivos de segurança, biopolítica e governamentalidade, a fim de colocar possibilidades em evidência, segundo os estudos de Michel Foucault e colaboradores. Tomando-se como material analítico a Base Nacional Comum Curricular, procurou-se entender como as transformações sociais das últimas décadas têm constituído sujeitos empreendedores, a ponto de constituir currículos a partir de uma racionalidade. Isso nos faz pensar sobre como estamos sendo governados na atualidade, condição importante para que possamos compreender o que vem acontecendo no mundo e, em particular, no campo da Educação, segundo a lógica neoliberal.

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Como Citar
BRAGA JUNIOR, F. V.; HILLESHEIM, B. . O empreendedorismo de si e a Base Nacional Comum Curricular (BCNN): reflexões a partir do campo da Educação. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–22, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20329.051. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20329. Acesso em: 24 dez. 2024.
Seção
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto das reformas educacionais
Biografia do Autor

Doutorando Francisco Varder Braga Junior, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Graduado em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, especialista em Audiologia e em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFª, pós-graduação em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Membro do grupo de pesquisa na linha de Políticas públicas, inclusão e produção de sujeitos.Também estive como coordenador adjunto no Núcleo de Educação a Distância UAB/UFERSA no período de 2012/2013, coordenador do curso de aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado (2015), coordenador do curso de especialização em AEE (2016/2017), coordenador do curso de aperfeiçoamento em AEE para estudantes com transtorno do Espectro Autista (2017/2018). Atualmente, sou Técnico Administrativo de Nível Superior - Fonoaudiólogo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA e tenho como foco de estudo e trabalho a Fonoaudiologia Educacional, no que se refere aos temas: Educação Especial/Inclusão, Voz Profissional e Educação a Distância.

Dr.ª Betina Hillesheim, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Membro do comitê assessor da Fapergs, nas áreas de Educação e Psicologia (2013-2014, 2015-2016). Professora adjunta e pesquisadora do departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Professora do Mestrado Profissional de Psicologia (UNISC). Coordenadora adjunta do Mestrado Profissional de Psicologia (gestão 2020-2021). Atua principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, inclusão, território, nomadismo, infância, literatura infantil. Líder do grupo de pesquisa "Políticas públicas, inclusão e produção de sujeitos" (PPIPS).

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