Entrepreneurship of the self and the National Common Curriculum Base (BCNN): reflections from the field of Education

Main Article Content

Doutorando Francisco Varder Braga Junior
https://orcid.org/0000-0002-8189-5648
Dr.ª Betina Hillesheim
https://orcid.org/0000-0001-9486-5459

Abstract

This article aims to understand how the neoliberal discourse can produce entrepreneurial subjects through educational practices, their effects and possible risks. To analyze this issue, we have used the following conceptual tools: risk, security devices, biopolitics and governmentality, in order to highlight possibilities, according to the studies of Michel Foucault and collaborators. By taking the National Common Curricular Base as analytical material, we have tried to understand how the social transformations of the last decades have constituted entrepreneurial subjects, to the point of constituting curricula based on a rationality. This has led us to think about how we are being governed today, which is an important condition for us to understand what has been happening in the world and, particularly, in the field of Education, according to the neoliberal logic.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
BRAGA JUNIOR, F. V.; HILLESHEIM, B. . Entrepreneurship of the self and the National Common Curriculum Base (BCNN): reflections from the field of Education. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–22, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20329.051. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20329. Acesso em: 21 may. 2024.
Section
The National Curricular Common Base (BNCC) in the context of basic education ed
Author Biographies

Doutorando Francisco Varder Braga Junior, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Graduado em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, especialista em Audiologia e em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFª, pós-graduação em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Membro do grupo de pesquisa na linha de Políticas públicas, inclusão e produção de sujeitos.Também estive como coordenador adjunto no Núcleo de Educação a Distância UAB/UFERSA no período de 2012/2013, coordenador do curso de aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado (2015), coordenador do curso de especialização em AEE (2016/2017), coordenador do curso de aperfeiçoamento em AEE para estudantes com transtorno do Espectro Autista (2017/2018). Atualmente, sou Técnico Administrativo de Nível Superior - Fonoaudiólogo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA e tenho como foco de estudo e trabalho a Fonoaudiologia Educacional, no que se refere aos temas: Educação Especial/Inclusão, Voz Profissional e Educação a Distância.

Dr.ª Betina Hillesheim, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Membro do comitê assessor da Fapergs, nas áreas de Educação e Psicologia (2013-2014, 2015-2016). Professora adjunta e pesquisadora do departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Professora do Mestrado Profissional de Psicologia (UNISC). Coordenadora adjunta do Mestrado Profissional de Psicologia (gestão 2020-2021). Atua principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, inclusão, território, nomadismo, infância, literatura infantil. Líder do grupo de pesquisa "Políticas públicas, inclusão e produção de sujeitos" (PPIPS).

References

ANDRADE, R. Teoria do capital humano e a qualidade da educação nos estados brasileiros. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) – Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS - Porto Alegre, 2010. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/25425/000750994.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 8 mar. 2022.

AVELINO, N. Foucault e a anarqueologia dos saberes. In: FOUCAULT, M. Do governo dos vivos: curso no Collège de France, 1979-1980 (excertos). Tradução, transcrição e notas de Nildo Avelino. São Paulo: Centro de Cultura Social; Rio de Janeiro: Achiamé, 2011.

BAUMAN, Z. Vida líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

BAUMAN, Z. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BIESTA, G. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79631-rcp002-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 29 mar. 2022.

BRASIL. Resolução nº 4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos do artigo 35 da LDB, completando o conjunto constituído pela BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com base na Resolução CNE/CP nº 2/2017, fundamentada no Parecer CNE/CP nº 15/2017. Diário Oficial da União, Brasília, 2018. Disponível em: <https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECPN42018.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2022.

BUJES, M. I. E. Políticas sociais, capital humano e infância em tempos neoliberais. In: RESENDE, H. de (Org.). Michel Foucault: o governo da infância. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

CANDIOTTO, C. A governamentalidade política no pensamento de Foucault. Filosofia Unisinos, v. 11, n. 1, p. 33-43, jan./abr. 2010. DOI: https://doi.org/10.4013/fsu.2010.111.03

CARDOSO, V. A. A base curricular nacional comum e as implicações para a construção do currículo crítico comunicativo. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis/MS, 2018. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6335216>. Acesso em: 8 mar. 2022.

CARVALHO, R. S. O investimento na formação do cidadão do futuro: a aliança entre economia e Educação Infantil como estratégia da governamentalidade contemporânea. Educação em Revista, Belo Horizonte. v. 32, n. 2, p. 229-253 abr./jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698144920

CASTRO, E. Vocabulário de Foucault: um percurso sobre seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

DALBOSCO, C. A. Pragmatismo, teoria crítica e educação: a ação pedagógica como mediação de significados. Campinas: Autores Associados, 2010.

DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2018. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/empreendedorismo/>. Acesso em: 29 jun. 2019.

FONSECA, M. A. Michel Foucault e a constituição do sujeito. São Paulo: EDUC. 2011.

FOUCAULT, M. The concern for truth. In: KRITZMAN, L. D. (Ed.). Politics, philosophy, culture: interviews and other writings 1977-1984. Transl. Alan Sheridan et al. New York: Routledge, 1988.

FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: RABINOW, P.; DREYFUS, H. Michel Foucault, uma trajetória filosófica. Tradução de Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Petrópolis (RJ): Vozes, 1999.

FOUCAULT, M. Segurança, território, população. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

FOUCAULT, M. O nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Editora Loyola, 2010.

GATTI, B. A.; GARCIA, W. E. (Orgs.). Textos selecionados de Bernardete A. Gatti. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

LARROSA, J. A libertação da liberdade. In: BRANCO, G. C.; PORTOCARRERO, V. (Orgs.). Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000.

LAZZARATO, M.; NEGRI, A. Trabalho imaterial e subjetividade. In: LAZZARATO, M.; NEGRI, A. Trabalho imaterial. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

LAZZARATO, M. As revoluções do capitalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

LOCKMANN, K. A BNCC e os processos de in/exclusão: novas reconfigurações? In: Palestra apresentada no Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2019. p. 1 – 1053.

LÓPEZ-RUIZ, O. A técnica como capital e o capital humano genético. Novos Estudos. São Paulo: Cebrap, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-33002008000100009

OLIVEIRA, F. L. de; NÓBREGA, L. Evasão escolar: um problema que se perpetua na educação brasileira. Revista Educação Pública, v. 21, n. 19, p. 56-64, 25 maio 2021. Disponível em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/19/evasao-escolar-um-problema-que-se-perpetua-na-educacao-brasileira>. Acesso em: 29 mar. 2022.

OLIVEIRA, P. O. de. A base nacional comum curricular: um instrumento curricular contemporâneo de gestão pedagógica performativa. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande/RS, 2020. Disponível em: <https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/403b9ddd6a6599b77c309450d54b7898.pdf>. Acesso em: 8 mar. 2022.

RAMALHOSO, N. L. de P. Autonomia, empreendedorismo e valores sociais. Disponível em: https://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=20882. Acesso em: 3 mar. 2020.

REVEL, J. Nas origens do biopolitico: de vigiar e punir ao pensamento da atualidade. In: KOHAN, W.; GONDRA, J. (Orgs.). Foucault 80 anos. Belo Horizonte: Autentica, 2006.

SARAIVA, K.; VEIGA-NETO, A. Modernidade líquida, capitalismo cognitivo e educação contemporânea. Educação e realidade, v. 34, n. 2, p. 187-201, maio/ago. 2009. Disponível em: <https://redib.org/Record/oai_articulo1137025-modernidade-l%C3%ADquida-capitalismo-cognitivo-e-educa%C3%A7%C3%A3o-contempor%C3%A2nea>. Acesso em: 8 mar. 2022.

SARAIVA, K. A aliança biopolítica educação-trabalho. Proposições, Campinas, v. 25, n. 2, p. 139-156, maio/ago. 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pp/a/5BCw7ypmxhfN7bvqfFnjtCH/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 8 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73072014000200008

SENNETT, R. A corrosão do caráter. Lisboa: Terramar, 2003.

VEIGA-NETO, A. Foucault e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

VEIGA-NETO, A. Governo ou governamento. Currículo sem Fronteiras, v. 5, n. 2, p. 79-85, jul./dez. 2005. Disponível em: <https://www.curriculosemfronteiras.org/vol5iss2articles/veiga-neto.pdf>. Acesso em: 8 mar. 2022.

VEIGA-NETO, A.; LOPES, M. CORCINI. Inclusão e governamentalidade. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100, p. 947-963, out. 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/CdwxsTyRncJRf8nmrhmYjsg/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 8 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300015

VEIGA-NETO, A. Globalização, (des)igualdade e conhecimento escolar: as armadilhas para a inclusão. In: PACHECO, J. A.; MORGADO, J. C.; MOREIRA, A. F. (Orgs.). Globalização e (des)igualdades: desafios contemporâneos. Porto: Porto Editora, 2007.

VEIGA-NETO, A. Governamentalidade, neoliberalismo e educação. In: BRANCO, G. C.; VEIGA-NETO, A. Foucault: filosofia e política. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

VEIGA-NETO, A. A hipercrítica: mais uma volta no parafuso IV. Momento: diálogos em educação, v. 29, n. 1, p. 16-35, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9691>. Acesso em: 8 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9691