Entrepreneurship of the self and the National Common Curriculum Base (BCNN): reflections from the field of Education

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Doutorando Francisco Varder Braga Junior
https://orcid.org/0000-0002-8189-5648
Dr.ª Betina Hillesheim
https://orcid.org/0000-0001-9486-5459

Abstract

This article aims to understand how the neoliberal discourse can produce entrepreneurial subjects through educational practices, their effects and possible risks. To analyze this issue, we have used the following conceptual tools: risk, security devices, biopolitics and governmentality, in order to highlight possibilities, according to the studies of Michel Foucault and collaborators. By taking the National Common Curricular Base as analytical material, we have tried to understand how the social transformations of the last decades have constituted entrepreneurial subjects, to the point of constituting curricula based on a rationality. This has led us to think about how we are being governed today, which is an important condition for us to understand what has been happening in the world and, particularly, in the field of Education, according to the neoliberal logic.

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How to Cite
BRAGA JUNIOR, F. V.; HILLESHEIM, B. . Entrepreneurship of the self and the National Common Curriculum Base (BCNN): reflections from the field of Education. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–22, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20329.051. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20329. Acesso em: 25 dec. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
The National Curricular Common Base (BNCC) in the context of basic education ed
Author Biographies

Doutorando Francisco Varder Braga Junior, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Graduado em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, especialista em Audiologia e em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFª, pós-graduação em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Membro do grupo de pesquisa na linha de Políticas públicas, inclusão e produção de sujeitos.Também estive como coordenador adjunto no Núcleo de Educação a Distância UAB/UFERSA no período de 2012/2013, coordenador do curso de aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado (2015), coordenador do curso de especialização em AEE (2016/2017), coordenador do curso de aperfeiçoamento em AEE para estudantes com transtorno do Espectro Autista (2017/2018). Atualmente, sou Técnico Administrativo de Nível Superior - Fonoaudiólogo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA e tenho como foco de estudo e trabalho a Fonoaudiologia Educacional, no que se refere aos temas: Educação Especial/Inclusão, Voz Profissional e Educação a Distância.

Dr.ª Betina Hillesheim, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Membro do comitê assessor da Fapergs, nas áreas de Educação e Psicologia (2013-2014, 2015-2016). Professora adjunta e pesquisadora do departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Professora do Mestrado Profissional de Psicologia (UNISC). Coordenadora adjunta do Mestrado Profissional de Psicologia (gestão 2020-2021). Atua principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, inclusão, território, nomadismo, infância, literatura infantil. Líder do grupo de pesquisa "Políticas públicas, inclusão e produção de sujeitos" (PPIPS).

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