Depae/Pontal e suas contribuições para a formação inicial: análise das ações empreendidas (2015-2020)

Conteúdo do artigo principal

Maria Aparecida Augusto Satto Vilela
https://orcid.org/0000-0002-2602-5260
Lucas Diniz Teixeira
https://orcid.org/0000-0001-5467-3313

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir e problematizar o alcance das ações desenvolvidas pela Divisão de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial – Depae, da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal, no tocante à formação inicial dos(as) estudantes de graduação que participaram do que foi promovido por essa divisão no período de 2015 a 2020, os quais atuam/atuaram, diretamente ou não, com a população alvo da educação especial. Nesse sentido, a análise documental fundamentou-se em alguns autores (MENDES, 2006; MICHELS, 2006, 2011; VAZ; MICHELS, 2017 e GLAT; ESTEF, 2021) e documentos orientadores (BRASIL, 2008; BRASIL, 2015). Pode-se concluir que a DEPAE/Pontal, mesmo com obstáculos, procura promover ações na área da educação inclusiva, contribuindo para a formação dos(as) graduandos(as) do campus Pontal.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
VILELA, M. A. A. S. .; TEIXEIRA, L. D. Depae/Pontal e suas contribuições para a formação inicial: análise das ações empreendidas (2015-2020). Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–23, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.18460.039. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/18460. Acesso em: 3 maio. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Maria Aparecida Augusto Satto Vilela, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutorado em Educação. Professora de Pedagogia, do Instituto de Ciências Humanas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia.

Lucas Diniz Teixeira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Graduando em Pedagogia pelo Instituto de Ciências Humanas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

BOOTH, T.; AINSCOW, M. Index para a inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação nas escolas. 3 ed. subst. rev. ampl. Bristol: CSIE, LaPEADE: Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: https://redeinclusao.pt/storage/fl_79.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CEB N.º 02, de 11 de setembro de 2001. Institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: Presidência da República, [2001]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf. Acesso em: 14 jul. 2021.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 10 jul. 2021.

BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Brasília: Presidência da República, [2010]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9948-decreto-7-programa-incluir&category_slug=fevereiro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 jul. 2021.

BRASIL. Documento orientador: Programa Incluir - acessibilidade na educação superior SECADI/SESu–2013. Brasília: MEC, [2013a]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13292-doc-ori-progincl&category_slug=junho-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 jul. 2021.

BRASIL. Lei 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília: Presidência da República, [2013b]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm#art1. Acesso em: 10 jul. 2021.

BRASIL. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, [2014]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 10 jul. 2021.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Presidência da República, [2015]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 10 jul. 2021.

BRITO, M. C. M S; RANGEL, B. S; SILVEIRA, C. E. A formação do bacharel em Turismo: uma análise da oferta de Libras nos cursos superiores no Brasil. In: Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR, 17., 2020. Anais…, Impactos da pesquisa e da pós-graduação em turismo e hospitalidade na sociedade. 02 a 04 de dezembro de 2020. Disponível em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/17/1681.pdf. Acesso em: 21 maio 2022.

CHAMBAL, L. A. A formação inicial de professores para a inclusão escolar de alunos com deficiência em Moçambique. 2012. 234 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10342. Acesso em: 20 maio 2022.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (DEPAE). Seminário de Inclusão: Práticas, Diversidade e Educação. Sistema de Informação de Extensão. Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2015.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (DEPAE). Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Inclusão no Pontal. Ituiutaba. 2016a.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (DEPAE). II Seminário de Inclusão: Trabalho, Educação e Cultura e III Semana da Pedagogia: O papel docente frente aos desafios da inclusão. Sistema de Informação de Extensão. Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2016b.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (DEPAE). Seminário Regional de Inclusão: Globalização e Diversidade e III Seminário de Inclusão. Sistema de Informação de Extensão. Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2017.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (DEPAE). Infâncias, adolescências e velhices: as artes como reveladoras e problematizadoras dessas fases da vida. EDITAL/UFU/PROEXC/ N° 02/2018. Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2018a.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (DEPAE). Ser/estar no mundo: possibilidades de se relacionar e compreender a si e ao/à outro/a. EDITAL/UFU/PROEXC/ N° 87/2018. Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2018b.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (DEPAE). II Seminário Regional de Inclusão do Pontal/IV Seminário de Inclusão - Direito à diferença: processos de inclusão das crianças aos idosos. Sistema de Informação de Extensão. Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2018c.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (DEPAE). III Seminário Regional de Inclusão do Pontal: formação profissional para as Práticas Inclusivas. Sistema de Informação de Extensão. Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2019.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. DEPAE (DEPAE). Depae. Uberlândia, 2020a. Disponível em: http://www.depae.prograd.ufu.br/unidades/divisao-de-ensino-pesquisa-extensao-e-atendimento-em-educacao-especial. Acesso em: 10 jul. 2021.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (DEPAE). 2020a. Disponível em: http://www.depae.prograd.ufu.br/unidades/divisao-de-ensino-pesquisa-extensao-e-atendimento-em-educacao-especial. Acesso em: 08 abr. 2021.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (DEPAE). Alunos matriculados nas AAREs e que precisam de atendimento. Ituiutaba, 2020b.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (DEPAE). IV Seminário Regional de Inclusão do Pontal: (In) sensibilidade social para promoção do acesso e garantia dos direitos de todes. Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2020c.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (DEPAE). Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Inclusão no Pontal. Ituiutaba. 2020d.

DIAS, J. A. Políticas Públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia. 2017. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/20342/3/PoliticasPublicasInclusao.pdf. Acesso em: 13 jul. 2021.

FACION, J. R. Inclusão escolar e suas implicações. Curitiba: Ibpex, 2009.

FREITAS, M. G; Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (Cepae) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU): (im)possibilidades de institucionalização e atuação. Revista Eletrônica da Divisão de Formação Docente, v. 3, n.1 - p.85-105, 1° semestre 2016. Disponível em: https://www.readcube.com/articles/10.14393%2Fdp-v3n1-2016-49619. Acesso em: 03 dez. 2021.

GLAT, R. Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

GLAT, R; ESTEF, S. Experiências e vivências de escolarização de alunos com deficiência intelectual. Revista brasileira de educação especial, v.27, e0184, p.157-170, Jan.-Dez. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0184. Acesso em: 20 maio 2022.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP.) Censo da Educação Básica 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: INEP, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_escolar_2020.pdf. Acesso em: 11 jul. 2021.

MATUOKA, I. Evasão escolar atinge 3,5 milhões de estudantes brasileiros. Centro de Referências em Educação Integral, 2019. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/combate-a-evasao-escolar/. Acesso em: 12 jul. 2021.

MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 11 n. 33, p.387-405, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000300002. Acesso em: 14 jul. 2021.

MICHELS, M. Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar. Revista Brasileira de Educação. v. 11, n. 33. p. 406-423, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000300003. Acesso em: 1 jul. 2021.

MICHELS, M. H. O que há de novo na formação de professores para a Educação Especial? Revista Educação Especial. v. 24, n. 40. p. 219-232, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984686X2668. Acesso em: 1 jul. 2021.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA). Decreto nº 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Guatemala: OEA, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/guatemala.pdf. Acesso em: 14 jul. 2021.

OLIVEIRA, A.G.B. Inclusão escolar e formação inicial de professores: a metodologia da problematização como possibilitadora para a construção de saberes inclusivos. 2016. 145f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/144630. Acesso em: 20 maio 2022.

OLIVEIRA, I. M. et.al. A inclusão escolar na formação inicial de professores. Kiri-kerê: Pesquisa em ensino, Dossiê temático: Educação Especial: Políticas públicas e práticas pedagógicas, n. 3, abril 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/28038. Acesso em: 21 maio 2022.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Declaração de Montreal sobre a deficiência intelectual. Montreal, Canadá: OPS/OMS, 06 de outubro de 2004. Disponível em: https://midia.atp.usp.br/plc/plc0604/impressos/plc0604_aula03_ativPres_Decl_Montreal.pdf. Acesso em: 14 jul. 2021.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Convenção sobre os Direitos das

Pessoas com Deficiência, aprovada pela Assembléia Geral da ONU em dezembro de 2006.

POKER, R. B; VALENTIM, F. O. D; GARLA, I. A. Inclusão escolar e formação inicial de professores: a percepção de alunos egressos de um curso de Pedagogia. Revista Eletrônica de Educação, v.11, n.3, p.876-889, set./dez., 2017. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2016/645. Acesso em: 20 maio 2022.

RODRIGUES, D. Dez ideias (mal) feitas sobre a Educação Inclusiva. In: RODRIGUES, D. Inclusão e educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva. São Paulo: Summus Editorial. p.1-16, 2006.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU). Portaria REITO n. º 693, de 05 de agosto de 2020. [2020a]. Disponível em: https://www.sei.ufu.br/sei/modulos/pesquisa/md_pesq_documento_consulta_externa.php?9LibXMqGnN7gSpLFOOgUQFziRouBJ5VnVL5b7-UrE5TXv4OdhApuSF54qddG31rG8T54Lv8dTNgLn0ehmOY5Hc8VaDweu3XPxiDyuoZQMTAoM4WavmmemRMnzGkhRW9H. Acesso em: 10 jul. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU). Relação do Número de Alunos UFU – Sintético. Campus Pontal, 2020b.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaração de Salamanca e Enquadramento da Ação na Área das Necessidades Educativas Especiais, Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade. Salamanca, Espanha, 1994.

VAZ, K; MICHELS, M. H. O escárnio de uma política: a formação para os professores da educação especial no Brasil no século XXI, p. 59-87. In: MICHELS, Maria Helena (org.). A formação de professores de Educação Especial no Brasil: propostas em questão. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2017.