Depae/Pontal and its contributions to initial training: analysis of actions taken (2015-2020)

Main Article Content

Maria Aparecida Augusto Satto Vilela
https://orcid.org/0000-0002-2602-5260
Lucas Diniz Teixeira
https://orcid.org/0000-0001-5467-3313

Abstract

This article aims to reflect and discuss the scope of the actions developed by the Division of Teaching, Research, Extension and Service in Special Education - Depae, of the Federal University of Uberlândia, Campus Pontal, regarding the initial training of undergraduate students who participated in what was promoted by this division in the period from 2015 to 2020, who act/acted, directly or not, with the target population of special education. In this sense, the document analysis was based on some authors (MENDES, 2006; MICHELS, 2006, 2011; VAZ; MICHELS, 2017 and GLAT; ESTEF, 2021) and advising documents (BRAZIL, 2008; BRAZIL, 2015). It can be concluded that DEPAE/Pontal, even with obstacles, seeks to promote actions in this area of ​​inclusive education, contributing to the training of undergraduate students at the Pontal campus.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
VILELA, M. A. A. S. .; TEIXEIRA, L. D. Depae/Pontal and its contributions to initial training: analysis of actions taken (2015-2020). Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–23, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.18460.039. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/18460. Acesso em: 23 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Artigos em fluxo contínuo
Author Biographies

Maria Aparecida Augusto Satto Vilela, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutorado em Educação. Professora de Pedagogia, do Instituto de Ciências Humanas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia.

Lucas Diniz Teixeira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Graduando em Pedagogia pelo Instituto de Ciências Humanas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia.

References

BOOTH, T.; AINSCOW, M. Index para a inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação nas escolas. 3 ed. subst. rev. ampl. Bristol: CSIE, LaPEADE: Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: https://redeinclusao.pt/storage/fl_79.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CEB N.º 02, de 11 de setembro de 2001. Institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: Presidência da República, [2001]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf. Acesso em: 14 jul. 2021.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 10 jul. 2021.

BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Brasília: Presidência da República, [2010]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9948-decreto-7-programa-incluir&category_slug=fevereiro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 jul. 2021.

BRASIL. Documento orientador: Programa Incluir - acessibilidade na educação superior SECADI/SESu–2013. Brasília: MEC, [2013a]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13292-doc-ori-progincl&category_slug=junho-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 jul. 2021.

BRASIL. Lei 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília: Presidência da República, [2013b]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm#art1. Acesso em: 10 jul. 2021.

BRASIL. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, [2014]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 10 jul. 2021.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Presidência da República, [2015]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 10 jul. 2021.

BRITO, M. C. M S; RANGEL, B. S; SILVEIRA, C. E. A formação do bacharel em Turismo: uma análise da oferta de Libras nos cursos superiores no Brasil. In: Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR, 17., 2020. Anais…, Impactos da pesquisa e da pós-graduação em turismo e hospitalidade na sociedade. 02 a 04 de dezembro de 2020. Disponível em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/17/1681.pdf. Acesso em: 21 maio 2022.

CHAMBAL, L. A. A formação inicial de professores para a inclusão escolar de alunos com deficiência em Moçambique. 2012. 234 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10342. Acesso em: 20 maio 2022.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (DEPAE). Seminário de Inclusão: Práticas, Diversidade e Educação. Sistema de Informação de Extensão. Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2015.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (DEPAE). Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Inclusão no Pontal. Ituiutaba. 2016a.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (DEPAE). II Seminário de Inclusão: Trabalho, Educação e Cultura e III Semana da Pedagogia: O papel docente frente aos desafios da inclusão. Sistema de Informação de Extensão. Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2016b.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (DEPAE). Seminário Regional de Inclusão: Globalização e Diversidade e III Seminário de Inclusão. Sistema de Informação de Extensão. Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2017.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (DEPAE). Infâncias, adolescências e velhices: as artes como reveladoras e problematizadoras dessas fases da vida. EDITAL/UFU/PROEXC/ N° 02/2018. Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2018a.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (DEPAE). Ser/estar no mundo: possibilidades de se relacionar e compreender a si e ao/à outro/a. EDITAL/UFU/PROEXC/ N° 87/2018. Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2018b.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (DEPAE). II Seminário Regional de Inclusão do Pontal/IV Seminário de Inclusão - Direito à diferença: processos de inclusão das crianças aos idosos. Sistema de Informação de Extensão. Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2018c.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (DEPAE). III Seminário Regional de Inclusão do Pontal: formação profissional para as Práticas Inclusivas. Sistema de Informação de Extensão. Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2019.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. DEPAE (DEPAE). Depae. Uberlândia, 2020a. Disponível em: http://www.depae.prograd.ufu.br/unidades/divisao-de-ensino-pesquisa-extensao-e-atendimento-em-educacao-especial. Acesso em: 10 jul. 2021.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (DEPAE). 2020a. Disponível em: http://www.depae.prograd.ufu.br/unidades/divisao-de-ensino-pesquisa-extensao-e-atendimento-em-educacao-especial. Acesso em: 08 abr. 2021.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (DEPAE). Alunos matriculados nas AAREs e que precisam de atendimento. Ituiutaba, 2020b.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (DEPAE). IV Seminário Regional de Inclusão do Pontal: (In) sensibilidade social para promoção do acesso e garantia dos direitos de todes. Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2020c.

DIVISÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (DEPAE). Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Inclusão no Pontal. Ituiutaba. 2020d.

DIAS, J. A. Políticas Públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia. 2017. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/20342/3/PoliticasPublicasInclusao.pdf. Acesso em: 13 jul. 2021.

FACION, J. R. Inclusão escolar e suas implicações. Curitiba: Ibpex, 2009.

FREITAS, M. G; Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (Cepae) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU): (im)possibilidades de institucionalização e atuação. Revista Eletrônica da Divisão de Formação Docente, v. 3, n.1 - p.85-105, 1° semestre 2016. Disponível em: https://www.readcube.com/articles/10.14393%2Fdp-v3n1-2016-49619. Acesso em: 03 dez. 2021.

GLAT, R. Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

GLAT, R; ESTEF, S. Experiências e vivências de escolarização de alunos com deficiência intelectual. Revista brasileira de educação especial, v.27, e0184, p.157-170, Jan.-Dez. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0184. Acesso em: 20 maio 2022.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP.) Censo da Educação Básica 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: INEP, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_escolar_2020.pdf. Acesso em: 11 jul. 2021.

MATUOKA, I. Evasão escolar atinge 3,5 milhões de estudantes brasileiros. Centro de Referências em Educação Integral, 2019. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/combate-a-evasao-escolar/. Acesso em: 12 jul. 2021.

MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 11 n. 33, p.387-405, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000300002. Acesso em: 14 jul. 2021.

MICHELS, M. Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar. Revista Brasileira de Educação. v. 11, n. 33. p. 406-423, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000300003. Acesso em: 1 jul. 2021.

MICHELS, M. H. O que há de novo na formação de professores para a Educação Especial? Revista Educação Especial. v. 24, n. 40. p. 219-232, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984686X2668. Acesso em: 1 jul. 2021.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA). Decreto nº 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Guatemala: OEA, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/guatemala.pdf. Acesso em: 14 jul. 2021.

OLIVEIRA, A.G.B. Inclusão escolar e formação inicial de professores: a metodologia da problematização como possibilitadora para a construção de saberes inclusivos. 2016. 145f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/144630. Acesso em: 20 maio 2022.

OLIVEIRA, I. M. et.al. A inclusão escolar na formação inicial de professores. Kiri-kerê: Pesquisa em ensino, Dossiê temático: Educação Especial: Políticas públicas e práticas pedagógicas, n. 3, abril 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/28038. Acesso em: 21 maio 2022.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Declaração de Montreal sobre a deficiência intelectual. Montreal, Canadá: OPS/OMS, 06 de outubro de 2004. Disponível em: https://midia.atp.usp.br/plc/plc0604/impressos/plc0604_aula03_ativPres_Decl_Montreal.pdf. Acesso em: 14 jul. 2021.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Convenção sobre os Direitos das

Pessoas com Deficiência, aprovada pela Assembléia Geral da ONU em dezembro de 2006.

POKER, R. B; VALENTIM, F. O. D; GARLA, I. A. Inclusão escolar e formação inicial de professores: a percepção de alunos egressos de um curso de Pedagogia. Revista Eletrônica de Educação, v.11, n.3, p.876-889, set./dez., 2017. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2016/645. Acesso em: 20 maio 2022.

RODRIGUES, D. Dez ideias (mal) feitas sobre a Educação Inclusiva. In: RODRIGUES, D. Inclusão e educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva. São Paulo: Summus Editorial. p.1-16, 2006.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU). Portaria REITO n. º 693, de 05 de agosto de 2020. [2020a]. Disponível em: https://www.sei.ufu.br/sei/modulos/pesquisa/md_pesq_documento_consulta_externa.php?9LibXMqGnN7gSpLFOOgUQFziRouBJ5VnVL5b7-UrE5TXv4OdhApuSF54qddG31rG8T54Lv8dTNgLn0ehmOY5Hc8VaDweu3XPxiDyuoZQMTAoM4WavmmemRMnzGkhRW9H. Acesso em: 10 jul. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU). Relação do Número de Alunos UFU – Sintético. Campus Pontal, 2020b.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaração de Salamanca e Enquadramento da Ação na Área das Necessidades Educativas Especiais, Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade. Salamanca, Espanha, 1994.

VAZ, K; MICHELS, M. H. O escárnio de uma política: a formação para os professores da educação especial no Brasil no século XXI, p. 59-87. In: MICHELS, Maria Helena (org.). A formação de professores de Educação Especial no Brasil: propostas em questão. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2017.