A tematização das lutas nas aulas de Educação Física: uma análise a partir dos avanços e retrocessos da BNCC an analysis from the advances and setbacks of BNCC

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Dr. Luiz Gustavo Bonatto Rufino
https://orcid.org/0000-0003-2567-9104

Resumo

Objetivou-se analisar e compreender de que forma as práticas corporais das lutas são entendidas, apresentadas, fundamentadas e organizadas por esse documento, buscando-se conhecer os principais avanços e retrocessos com relação a esse processo de tematização. As análises foram organizadas em três eixos. No primeiro, apresentamos uma visão geral a respeito do componente curricular Educação Física segundo a BNCC. No segundo, compreendemos as práticas corporais das lutas nas aulas de Educação Física. No terceiro, finalmente, estabelecemos uma análise acerca de como a BNCC apresenta a organização pedagógica sobre o ensino das lutas. Conclui-se que, embora a BNCC assegure as lutas como uma das unidades temáticas da Educação Física, o documento contribui com o silenciamento dessas práticas no currículo, ao apresentar poucas propostas de abordagem que de fato evidenciem sua importância social e histórica e sua contribuição pedagógica para a escola.

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Como Citar
RUFINO, L. G. B. A tematização das lutas nas aulas de Educação Física: uma análise a partir dos avanços e retrocessos da BNCC: an analysis from the advances and setbacks of BNCC. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20515.053. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20515. Acesso em: 5 maio. 2024.
Seção
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto das reformas educacionais
Biografia do Autor

Dr. Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Centro Universitário de Jaguariúna

Graduando do curso de bacharelado de Educação Física da UNESP Rio Claro. Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP Rio Claro e em Pedagogia. Especialista em Docência do Ensino Superior. Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, área de concentração "Tecnologia nas Dinâmicas Corporais". Doutor em Ciências da Motricidade pela UNESP Rio Claro, área de concentração "Pedagogia da Motricidade Humana" e linha de pesquisa "Formação Profissional, Campo de Trabalho e Ensino de Educação Física", com estágio de pesquisa na Université de Montréal - UdeM - Canadá e no Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante - CRIFPE (PDSE - CAPES). Atualmente é professor de Educação Física da rede pública municipal de Paulínia (SP) e do Grupo Unieduk (Unifaj - Jaguariúna e Unimax - Indaiatuba) e faz parte do quadro de docente permanente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) como professor e orientador de mestrado profissional. Compôs o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP. É parecerista e consultor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Educador certificado pelo Google. No ano de 2019 foi Vencedor do Prêmio Educador Nota 10 - 2019 (Fundação Victor Civita, Globo, Editora Abril e Fundação Roberto Marinho).

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