A tematização das lutas nas aulas de Educação Física: uma análise a partir dos avanços e retrocessos da BNCC an analysis from the advances and setbacks of BNCC
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivou-se analisar e compreender de que forma as práticas corporais das lutas são entendidas, apresentadas, fundamentadas e organizadas por esse documento, buscando-se conhecer os principais avanços e retrocessos com relação a esse processo de tematização. As análises foram organizadas em três eixos. No primeiro, apresentamos uma visão geral a respeito do componente curricular Educação Física segundo a BNCC. No segundo, compreendemos as práticas corporais das lutas nas aulas de Educação Física. No terceiro, finalmente, estabelecemos uma análise acerca de como a BNCC apresenta a organização pedagógica sobre o ensino das lutas. Conclui-se que, embora a BNCC assegure as lutas como uma das unidades temáticas da Educação Física, o documento contribui com o silenciamento dessas práticas no currículo, ao apresentar poucas propostas de abordagem que de fato evidenciem sua importância social e histórica e sua contribuição pedagógica para a escola.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ANTUNES, M. M.; RODRIGUES, A. I. C.; KIRK, D. Teaching martial arts in schools: a proposal for contents organization. Valore, Volta Redonda, RJ, v. 5, n. 1, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/511/416. Acesso em: 14 abr. 2022.
BETTI, I. C. R. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz, Rio Claro, SP, v. 1., n. 1, p. 25-31, jun. 1999. Disponível em: https://cursoeducacaofisica.webnode.com/_files/200000088-60238611e0/ESPORTE%20NA%20ESCOLA%20-%20IRENE%20RANGEL.pdf. Acesso em: 02 abr. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 26 jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 02 abr. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 02 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, 3º e 4º ciclos. Brasília, 1998. v.7.b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/fisica.pdf. Acesso em: 03 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Terceira Versão – Revista. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 03 abr. 2022.
BRASIL. Presidência da República. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm#:~:text=LEI%20No%2010.639%2C%20DE%209%20DE%20JANEIRO%20DE%202003.&text=Altera%20a%20Lei%20no,%22%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 02 abr. 2022.
CASTELLANI FILHO, L. Educação física no Brasil: A história que não se conta. Campinas, SP: Papirus, 1988.
DEL VECCHIO, F. B.; FRANCHINI, E. Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate: Possibilidades, Experiências e Abordagens no Currículo da Educação Física. In: SOUZA NETO, S.; HUNGER, D. Formação profissional em Educação Física: estudos e pesquisas. Rio Claro, SP: Biblioética, 2006.
GOMES, M. S. P.; MORATO, M. P.; DUARTE, E.; ALMEIDA, J. J. G. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 207-227, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/9743/8928. Acesso em: 10 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.9743
KOZUB, F. M.; KOZUB, M. Teaching Combative Sports Through Tactics. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 75, n. 8, p. 16-21, 2004. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07303084.2004.10607284. Acesso em: 14 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/07303084.2004.10607284
NASCIMENTO, P. R. B.; ALMEIDA, L. A tematização das lutas na Educação Física Escolar: restrições e possibilidades. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 91-110, set./dez. 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3567/1968. Acesso em: 13 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.3567
OLIVIER, J. C. Das Brigas aos Jogos com regras. Porto Alegre: Artmed, 2000.
RUFINO, L. G. B. A prática pedagógica das lutas nas academias de ginástica. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2012.
RUFINO, L. G. B. Reformas curriculares no campo educativo: Políticas e práticas educacionais cotidianas e limites da perspectiva aplicacionista. Archivos Analíticos de Políticas Educativas/Education Policy Analysis Archives, v. 29, n. 135, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.14507/epaa.29.5969. Acesso em: 23 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.29.5969
RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. A separação dos conteúdos das “lutas” dos “esportes” na Educação Física escolar: necessidade ou tradição? Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 3, p. 117, set./dez. 2011. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/12202/10139. Acesso em: 13 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v14i3.12202
RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. Lutas. In: GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. (Org.). Dicionário Crítico da Educação Física. 3. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2014, p. 434-438.
RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. O ensino das lutas na escola: possibilidades para a Educação Física. Porto Alegre: Penso, 2015.
RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. Possíveis diálogos entre a Educação Física escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal. Conexões, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 144-170, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637635/pdf. Acesso em: 22 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v11i1.8637635
RUFINO, L. G. B.; OLIVEIRA, A. A. B.; RINALDI, I. P. B. Fundamentos pedagógicos do esporte educacional – Lutas – volume I: aspectos pedagógicos das lutas e as vivências múltiplas em jogos de luta e atividades de oposição dirigida. Curitiba: Editora CRV, 2022. 212 p. DOI: 10.24824/978652512170.3. DOI: https://doi.org/10.24824/978652512187.1
SHOULD MARTIAL ARTS BE TAUGHT IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES?. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 71, n. 9, p. 12-14, 2000. DOI: 10.1080/07303084.2000.10605715. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07303084.2000.10605715?journalCode=ujrd20. Acesso em: 20 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/07303084.2000.10605715
WINKLE, L. M.; OZMUN, J. C. Martial Arts: An Exciting Addition to Physical Education Curriculum. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 74, n. 4, p. 29-35, 2003. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07303084.2003.10609199. Acesso em: 22 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/07303084.2003.10609199