A tematização das lutas nas aulas de Educação Física: uma análise a partir dos avanços e retrocessos da BNCC an analysis from the advances and setbacks of BNCC

Conteúdo do artigo principal

Dr. Luiz Gustavo Bonatto Rufino
https://orcid.org/0000-0003-2567-9104

Resumo

Objetivou-se analisar e compreender de que forma as práticas corporais das lutas são entendidas, apresentadas, fundamentadas e organizadas por esse documento, buscando-se conhecer os principais avanços e retrocessos com relação a esse processo de tematização. As análises foram organizadas em três eixos. No primeiro, apresentamos uma visão geral a respeito do componente curricular Educação Física segundo a BNCC. No segundo, compreendemos as práticas corporais das lutas nas aulas de Educação Física. No terceiro, finalmente, estabelecemos uma análise acerca de como a BNCC apresenta a organização pedagógica sobre o ensino das lutas. Conclui-se que, embora a BNCC assegure as lutas como uma das unidades temáticas da Educação Física, o documento contribui com o silenciamento dessas práticas no currículo, ao apresentar poucas propostas de abordagem que de fato evidenciem sua importância social e histórica e sua contribuição pedagógica para a escola.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
RUFINO, L. G. B. A tematização das lutas nas aulas de Educação Física: uma análise a partir dos avanços e retrocessos da BNCC: an analysis from the advances and setbacks of BNCC. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20515.053. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20515. Acesso em: 4 dez. 2024.
Seção
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto das reformas educacionais
Biografia do Autor

Dr. Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Centro Universitário de Jaguariúna

Graduando do curso de bacharelado de Educação Física da UNESP Rio Claro. Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP Rio Claro e em Pedagogia. Especialista em Docência do Ensino Superior. Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, área de concentração "Tecnologia nas Dinâmicas Corporais". Doutor em Ciências da Motricidade pela UNESP Rio Claro, área de concentração "Pedagogia da Motricidade Humana" e linha de pesquisa "Formação Profissional, Campo de Trabalho e Ensino de Educação Física", com estágio de pesquisa na Université de Montréal - UdeM - Canadá e no Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante - CRIFPE (PDSE - CAPES). Atualmente é professor de Educação Física da rede pública municipal de Paulínia (SP) e do Grupo Unieduk (Unifaj - Jaguariúna e Unimax - Indaiatuba) e faz parte do quadro de docente permanente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) como professor e orientador de mestrado profissional. Compôs o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP. É parecerista e consultor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Educador certificado pelo Google. No ano de 2019 foi Vencedor do Prêmio Educador Nota 10 - 2019 (Fundação Victor Civita, Globo, Editora Abril e Fundação Roberto Marinho).

Referências

ANTUNES, M. M.; RODRIGUES, A. I. C.; KIRK, D. Teaching martial arts in schools: a proposal for contents organization. Valore, Volta Redonda, RJ, v. 5, n. 1, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/511/416. Acesso em: 14 abr. 2022.

BETTI, I. C. R. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz, Rio Claro, SP, v. 1., n. 1, p. 25-31, jun. 1999. Disponível em: https://cursoeducacaofisica.webnode.com/_files/200000088-60238611e0/ESPORTE%20NA%20ESCOLA%20-%20IRENE%20RANGEL.pdf. Acesso em: 02 abr. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 26 jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 02 abr. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 02 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, 3º e 4º ciclos. Brasília, 1998. v.7.b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/fisica.pdf. Acesso em: 03 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Terceira Versão – Revista. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 03 abr. 2022.

BRASIL. Presidência da República. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm#:~:text=LEI%20No%2010.639%2C%20DE%209%20DE%20JANEIRO%20DE%202003.&text=Altera%20a%20Lei%20no,%22%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 02 abr. 2022.

CASTELLANI FILHO, L. Educação física no Brasil: A história que não se conta. Campinas, SP: Papirus, 1988.

DEL VECCHIO, F. B.; FRANCHINI, E. Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate: Possibilidades, Experiências e Abordagens no Currículo da Educação Física. In: SOUZA NETO, S.; HUNGER, D. Formação profissional em Educação Física: estudos e pesquisas. Rio Claro, SP: Biblioética, 2006.

GOMES, M. S. P.; MORATO, M. P.; DUARTE, E.; ALMEIDA, J. J. G. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 207-227, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/9743/8928. Acesso em: 10 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.9743

KOZUB, F. M.; KOZUB, M. Teaching Combative Sports Through Tactics. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 75, n. 8, p. 16-21, 2004. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07303084.2004.10607284. Acesso em: 14 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/07303084.2004.10607284

NASCIMENTO, P. R. B.; ALMEIDA, L. A tematização das lutas na Educação Física Escolar: restrições e possibilidades. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 91-110, set./dez. 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3567/1968. Acesso em: 13 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.3567

OLIVIER, J. C. Das Brigas aos Jogos com regras. Porto Alegre: Artmed, 2000.

RUFINO, L. G. B. A prática pedagógica das lutas nas academias de ginástica. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2012.

RUFINO, L. G. B. Reformas curriculares no campo educativo: Políticas e práticas educacionais cotidianas e limites da perspectiva aplicacionista. Archivos Analíticos de Políticas Educativas/Education Policy Analysis Archives, v. 29, n. 135, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.14507/epaa.29.5969. Acesso em: 23 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.29.5969

RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. A separação dos conteúdos das “lutas” dos “esportes” na Educação Física escolar: necessidade ou tradição? Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 3, p. 117, set./dez. 2011. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/12202/10139. Acesso em: 13 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v14i3.12202

RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. Lutas. In: GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. (Org.). Dicionário Crítico da Educação Física. 3. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2014, p. 434-438.

RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. O ensino das lutas na escola: possibilidades para a Educação Física. Porto Alegre: Penso, 2015.

RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. Possíveis diálogos entre a Educação Física escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal. Conexões, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 144-170, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637635/pdf. Acesso em: 22 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v11i1.8637635

RUFINO, L. G. B.; OLIVEIRA, A. A. B.; RINALDI, I. P. B. Fundamentos pedagógicos do esporte educacional – Lutas – volume I: aspectos pedagógicos das lutas e as vivências múltiplas em jogos de luta e atividades de oposição dirigida. Curitiba: Editora CRV, 2022. 212 p. DOI: 10.24824/978652512170.3. DOI: https://doi.org/10.24824/978652512187.1

SHOULD MARTIAL ARTS BE TAUGHT IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES?. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 71, n. 9, p. 12-14, 2000. DOI: 10.1080/07303084.2000.10605715. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07303084.2000.10605715?journalCode=ujrd20. Acesso em: 20 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/07303084.2000.10605715

WINKLE, L. M.; OZMUN, J. C. Martial Arts: An Exciting Addition to Physical Education Curriculum. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 74, n. 4, p. 29-35, 2003. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07303084.2003.10609199. Acesso em: 22 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/07303084.2003.10609199