Tematização do Yoga nas aulas de Educação Física: um panorama dos currículos estaduais brasileiros

Conteúdo do artigo principal

Prof.ª Nina Giovana Tassi dos Santos
Prof.ª Eliane Tassi dos Santos
Dr. Luiz Gustavo Bonatto Rufino

Resumo

Objetivou-se analisar em que medida o Yoga se apresenta como um tema que compõe o currículo escolar no Brasil bem como quais são as implicações desse processo para o campo da formação de professores. Para isso, examinaram-se a Base Nacional Comum Curricular, os 26 currículos estaduais e o do Distrito Federal. Os dados, submetidos à análise de conteúdo, possibilitam inferir sobre o ensino do Yoga na escola. Os resultados demonstram que há certo nível de visibilidade sobre o Yoga nos currículos brasileiros, principalmente no campo das ginásticas, todavia há profunda carência de propostas pedagógicas, o que, possivelmente, restringe iniciativas nesse sentido, especialmente na escola pública. A falta de clarificação para os processos de tematização do Yoga na escola reforça seu caráter restrito bem como escancara as problemáticas que envolvem tal tema dentro do campo da formação de professores de Educação Física atualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS, N. G. T. dos .; SANTOS, E. T. dos .; RUFINO, L. G. B. . Tematização do Yoga nas aulas de Educação Física: um panorama dos currículos estaduais brasileiros. Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–21, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.24712.035. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24712. Acesso em: 5 dez. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Prof.ª Nina Giovana Tassi dos Santos, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professora de Educação Física e aluna de mestrado do programa de pós graduação da Faculdade de Educação Física da Unicamp.

Prof.ª Eliane Tassi dos Santos, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Licenciada em Pedagogia (Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, 2007). Professora – Prefeitura Municipal de Valinhos, SP.

Dr. Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutor em Ciências da Motricidade (Unesp, Rio Claro, 2018). Professor Doutor – Departamento de Educação Física e Humanidades – DEFH, Faculdade de Educação Física – FEF – Universidade Estadual de Campinas, Unicamp.

Referências

ACRE. Currículo de Referência Único do Acre. Rio Branco: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&layout=edit&id=207 Acesso em: 20 nov. 2024.

AMAPÁ. Referencial Curricular Amapaense. Macapá: MEC, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&layout=edit&id=207 Acesso em: 20 nov. 2024.

BAHIA. Secretaria da Educação do Governo do Estado da Bahia. SEC disponibiliza versão final do Documento Curricular Referencial da Bahia para o Ensino Fundamental. 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1991.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 24 fev. 2025.

BRASIL. Presidência da República. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 20 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

DESIKACHAR, T. K. V. O Coração do Yoga. São Paulo: Mantra, 2018.

DIAS, A. C. R.; DIAS, C. Primórdios da Ioga no Brasil, c. 1910-1920. Movimento, [S. I.], v. 27, p. e27062, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.114204 DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.114204

DUARTE, N. Os conhecimentos escolares e a concepção de mundo. In: DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos. Campinas: Autores Associados, 2016. p. 94- 119. Capítulo 6.

FURTADO, R. S.; BORGES, C. N. F. Educação Física na BNCC: muitas tensões, alguns avanços e perspectivas possíveis. Educ. Real., Porto Alegre, v. 49, e133596, 2024. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100231&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 15 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236133596vs02

MARANHÃO. Documento Curricular do Território Maranhense. São Luís: MEC, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&layout=edit&id=207 Acesso em: 20 nov. 2024.

MATO GROSSO DO SUL. Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: MEC, 2020. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&layout=edit&id=207 Acesso em: 20 nov. 2024.

MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Currículo, conhecimento e cultura. In: BEAUCHAMP, J.; PAGEL, S. D.; NASCIMENTO, A. R. Indagações sobre o currículo. Brasília: MEC/SEB, 2007. p. 17-43. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf Acesso em: 13 jan. 2025.

MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, [S. I.], n. 23, p. 156-168, maio 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000200012 Acesso em: 13 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000200012

PERNAMBUCO. Currículo de Pernambuco. Recife: MEC, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&layout=edit&id=207 Acesso em: 20 nov. 2024.

REFLEXÃO. In: Dicionário Online Michaelis. 2025. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/busca?id=Md328 Acesso em: 27 jan. 2025.

RIO GRANDE DO NORTE. Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&layout=edit&id=207 Acesso em: 20 nov. 2024.

RORAIMA. Documento Curricular de Roraima. Boa Vista: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&layout=edit&id=207 Acesso em: 20 nov. 2024.

ROSSI, F. Corporeidade e yoga na educação infantil: experiências e descobertas. Motricidades: Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Motricidade Humana, [S. I.], v. 4, n. 2, p. 113-126, maio-ago. 2020. Disponível em: https://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p113-126 Acesso em: 11 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.29181/2594-6463-2020-v4-n2-p113-126

ROSSI, F.; EHRENBERG, M. C. Corpo, Yoga e Formação Continuada de Professoras: experiências e sensibilizações. Educação & Realidade, [S. I.], v. 48, p. e120442, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/4hMZgbZfhWQdmChYT7hwBKg/ Acesso em: 11 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236120442vs02

RUFINO, L. G. B.; BENITES, L. C.; SOUZA NETO, S. de. Análise das práticas e o processo de formação de professores de educação física: implicações para a fundamentação da epistemologia da prática profissional. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 393-406, 2017. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.62108 DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.62108

SAVIANI, D. Sobre a natureza e especificidade da educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 286-293, 2015. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.13575 DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.13575

SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento - Revista de Educação, [S. I.], n. 4, p. 58-84, 9 ago. 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32575 Acesso em: 14 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.22409/movimento2016.v0i4.a20909

SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. São Paulo: Autêntica, 1999.

SIMÕES, B.; MIZUNO, J.; ROSSI, F. C. Yoga para crianças: um estudo de revisão sistemática da literatura. Revista Cocar, [S. I.], v. 13, p. 597-618, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2859 Acesso em: 11 abr. 2024.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

TARDIF, M. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, abr./jun. 2013. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br Acesso em: 17 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000200013

TARDIF, M.; NUNEZ MOSCOSO, J. A noção de “profissional reflexivo” na educação: atualidade, usos e limites. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 168, p. 388-411, 2018. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5271 Acesso em: 17 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/198053145271

TARLAU, R.; MOELLER, K. O consenso por filantropia. Como uma fundação privada estabeleceu a BNCC no Brasil. Currículo sem Fronteiras, [S. I.], v. 20 n. 2, p. 553-603, 2020. DOI: https://doi.org/10.35786/1645-1384 DOI: https://doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n2.11

ZARANTONELO, F. S.; ROSSI, F. Corporeidade e Yoga na escola e as percepções de si na infância. e-Mosaicos, [S. l.], v. 11, n. 27, p. 36-55, 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.53880 DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.53880