A trajetória da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): análise dos textos oficiais

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Doutoranda Maria Michelle Fernandes Alves
https://orcid.org/0000-0002-7264-2817
Dr. Breynner Ricardo de Oliveira
https://orcid.org/0000-0003-0956-4753

Resumo

O artigo analisa a trajetória da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que perpassou dois ciclos de governos distintos: Dilma Rousseff (2011-2016) e Michel Temer (2016-2018). Foram analisados documentos como as versões da BNCC, portarias e diretrizes. Também foram consultadas publicações que tratam do processo de construção dessa política. Dois contextos orientaram a análise: conjunturas e conteúdos da política. A análise trouxe algumas evidências: a trajetória da BNCC não revela uma linearidade; os cenários políticos, de certa forma, são traduzidos nos textos oficiais, pois há diferenças significativas entre as versões 2016 e 2017 em relação, por exemplo, aos princípios norteadores, aos atores envolvidos na construção e o público-alvo destinatário dessa política. Por fim, os textos oficiais são importantes para se compreender a trajetória de uma política, pois, além de revelar avanços e rupturas, fornecem elementos para se compreender a complexidade que permeia o processo de formulação e implementação das políticas educacionais.

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Detalhes do artigo

Como Citar
ALVES, M. M. F.; OLIVEIRA, B. R. de. A trajetória da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): análise dos textos oficiais. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–21, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20537.063. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20537. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto das reformas educacionais
Biografia do Autor

Doutoranda Maria Michelle Fernandes Alves, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (Linha 1: Formação de Professores, Instituições e História da Educação - FPIHE). Atuou como professora titular da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte nos cursos de Pedagogia, Letras e Direito. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Escolar, Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, políticas educacionais, formação de professores, contexto escolar, brincar, desenvolvimento e inclusão.

Dr. Breynner Ricardo de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui graduação em Ciências Econômicas pela mesma universidade e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto. Professor do Programas de Pós-Graduação em Educação e Economia Aplicada. Tem experiência na área de políticas públicas, com ênfase em implementação, avaliação e monitoramento de políticas sociais e educacionais. Desenvolve pesquisas no campo da avaliação e implementação de políticas educacionais e sociais vinculadas às instituições e organizações no nível local, com foco nos processos decisórios, na percepção dos atores envolvidos, nas estratégias de implementação, nos efeitos institucionais produzidos e na dinâmica de trabalho dos sujeitos a elas vinculados.

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