La trayjectoria de la Base Común Curricular Nacional (BNCC): análisis de textos oficiales

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Doutoranda Maria Michelle Fernandes Alves
https://orcid.org/0000-0002-7264-2817
Dr. Breynner Ricardo de Oliveira
https://orcid.org/0000-0003-0956-4753

Resumen

El artículo analiza la trayectoria de la Base Común Curricular Nacional (BNCC) que abarcó dos ciclos de gobierno diferentes: Dilma Rousseff (2011-2016) y Michel Temer (2016-2018). Se analizaron documentos como versiones del BNCC, ordenanzas y lineamientos. También se consultaron publicaciones que tratan sobre el proceso de construcción de esta política. Dos contextos guiaron el análisis: coyunturas y contenidos de política. El análisis trajo algunas evidencias: la trayectoria de BNCC no revela linealidad; Los escenarios políticos, en cierto modo, se traducen a textos oficiales, pues existen diferencias significativas entre las versiones de 2016 y 2017 en relación, por ejemplo, a los principios rectores, los actores involucrados en la construcción y el público objetivo de esta política. Finalmente, los textos oficiales son importantes para comprender la trayectoria de una política, pues, además de revelar avances y rupturas, brindan elementos para comprender la complejidad que atraviesa el proceso de formulación e implementación de las políticas educativas.

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Cómo citar
ALVES, M. M. F.; OLIVEIRA, B. R. de. La trayjectoria de la Base Común Curricular Nacional (BNCC): análisis de textos oficiales. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–21, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20537.063. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20537. Acesso em: 22 nov. 2024.
Sección
La Base Común Curricular Nacional (BNCC) en el contexto de las reformas educati
Biografía del autor/a

Doutoranda Maria Michelle Fernandes Alves, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (Linha 1: Formação de Professores, Instituições e História da Educação - FPIHE). Atuou como professora titular da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte nos cursos de Pedagogia, Letras e Direito. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Escolar, Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, políticas educacionais, formação de professores, contexto escolar, brincar, desenvolvimento e inclusão.

Dr. Breynner Ricardo de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui graduação em Ciências Econômicas pela mesma universidade e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto. Professor do Programas de Pós-Graduação em Educação e Economia Aplicada. Tem experiência na área de políticas públicas, com ênfase em implementação, avaliação e monitoramento de políticas sociais e educacionais. Desenvolve pesquisas no campo da avaliação e implementação de políticas educacionais e sociais vinculadas às instituições e organizações no nível local, com foco nos processos decisórios, na percepção dos atores envolvidos, nas estratégias de implementação, nos efeitos institucionais produzidos e na dinâmica de trabalho dos sujeitos a elas vinculados.

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